Psicologia Escolar em ONGs no Maranhão: Análise de um Cenário em Potencial para Atuação

  • Autor
  • ELDI PEREIRA SILVA
  • Resumo
  •  

    A presente pesquisa está voltada para a investigação do campo de atuação da Psicologia Escolar nas instituições de educação não formal presentes no cenário do Terceiro Setor. As ONGs são um contributo do Terceiro Setor para a ampliação de programas socioeducativos em prol da população menos beneficiada da sociedade. Elas estão mais próximas da compreensão da função sociopolítica da escola, o que requer dos educadores sociais, profissionais que atuam nesse contexto, uma busca de uma melhor definição do seu papel. A Psicologia Escolar, como campo de reflexão teórica e intervenção profissional, tem se inserido nestes contextos educativos alternativos. O psicólogo escolar no trabalho junto a educadores sociais, tem um papel fundamental nos processos desenvolvidos na educação não formal. É de seu âmbito o desenvolvimento de ações de mediação socioeducativa em diferentes cenários no combate à exclusão social e desenvolvimento humano, cujos aspectos psicológicos estão interligados. Neste contexto a psicologia escolar tem a importância para a mediação de competências dos educadores sociais. Diante dessa perspectiva a pesquisa buscou conhecer uma instituição de educação não formal em São Luís/MA, suas características filosóficas, políticas e ideológicas e sua relação com o Terceiro Setor; conhecer as atividades socioeducativas propostas pela instituição, sob uma perspectiva histórica e social para promover espaços de mediação da Psicologia escolar na atuação profissional dos educadores e quais suas competências puderam ser desenvolvidas no contexto desta ONG. Para tanto se utilizou da abordagem histórico-cultural como fundamento de análise e estudo como valorização do sujeito histórico, onde interagem teoria e prática. O método utilizado consistiu na pesquisa-intervenção através da proposta de formação assistida, ao longo de uma formação profissional elaborada e mediada pela Psicologia Escolar, para a conscientização do papel do educador como agente de transformação social, distanciando-se de uma visão meramente assistencialista ou reducionista. A pesquisa-ação sistematizou-se em três etapas dentro de um processo de elaboração, execução e avaliação: 1. O Mapeamento institucional pela análise de documentos da instituição; 2. O levantamento de indicadores do perfil profissional das educadoras sociais; 3. Proposta de Formação Assistida em Serviço. Os instrumentos utilizados foram o Registro para Análise documental, o Roteiro de entrevista e o protocolo de observação, buscando a caracterização do contexto educativo não formal e as características da atuação das educadoras sociais; o Instrumento de Análise do perfil profissional e o Memorial com questões orientadoras para o registro da trajetória do educador social para uma maior delineamento do Perfil profissional atual deles. Como resultados do processo de análise dos dados, na sua categorização e zonas de sentido, percebeu-se um déficit na formação permanente, na remodelação das práticas para uma maior consciência do papel do educador social como agente de transformação social. Constatou-se a relevância da atuação do psicólogo escolar junto a essa parcela emergente da ação social ligada à educação em ambientes de vulnerabilidade social, espaço esse ocupado pelas ONGs. A atuação da Psicologia escolar nesse contexto favoreceria os processos de ensino-aprendizagem, que podem ser potencializados num trabalho conjunto. Conclui-se que a pesquisa-intervenção possibilitou uma maior compreensão do papel do educador social, a relevância de esclarecer os benefícios da atuação do psicólogo escolar junto às educadoras da ONG pesquisada, tanto para motivá-las quanto para esclarecer em quais momentos esta parceria pode ser útil à instituição como ao processo pedagógico e emancipador.

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar, Educador Social, ONGs
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
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