REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE CLIMA ESCOLAR

  • Autor
  • Yamila Larisse Gomes de Sousa
  • Co-autores
  • Ellery Henrique Barros da Silva , Carolina Martins Moraes , Fauston Negreiros
  • Resumo
  •  

    O clima escolar é considerado como um conjunto de ações, características e percepções que constituem uma instituição de ensino. Relaciona-se com as percepções de cada indivíduo de acordo com o contexto comum, de maneira subjetiva, ainda se relaciona com a qualidade dos relacionamentos e dos conhecimentos ali adquiridos, além do comportamento, saberes, atitudes, sentimentos e sensações que são compartilhados entre alunos, professores, gestão, funcionários e família.  O presente trabalho possui como objetivo fazer uma revisão sistemática da literatura acerca do clima escolar, considerando as produções científicas nacionais e internacionais durante o período de janeiro de 2014 a dezembro de 2018, com o propósito de analisar os estudos sobre a temática, além de considerar também o ano e país de publicação, delineamento da pesquisa, objetivos e principais resultados encontrados. Foram selecionados 14 artigos, nas seguintes bases de dados: Literatura Latino--Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus e PePsic- Periódicos Electrónicos en Psicología – BVS. Para a seleção dos manuscritos, utilizou-se as seguintes palavras-chave: “Clima Escolar” e “Scholl Climated”. O acesso as bases foram realizadas entre os meses de abril a junho de 2019 por três juízes. O método utilizado para o estudo seguiu os critérios do PRISMA – Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-analises. Os resultados revelaram que a maioria dos artigos foram publicados em 2014, distribuídos da seguinte forma (2014= 8 artigos; 2015= 3 artigos; e 2016=4 artigos), a partir desses dados observou-se certa instabilidade, deixando os anos de 2017 e 2018 sem publicações nos objetos estudados. Os estudos foram realizados em 7 países como Chile, Portugal, Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Espanha e também um estudo comparativo entre dois países da América Latina (Chile e Colômbia). A partir dos resultados encontrados foram divididos em três categorias de análise: “Avaliação do clima escolar positivo e negativo”; “Papel do professor sobre o clima escolar”; e “Violência e sua interferência no clima escolar”, cada categoria de análise traz reflexões importantes na qual contribuem para maior alcance de ações informativas e interventivas sobre o clima escolar. As pesquisas que atendera aos critérios desta revisão permitiram investigar a realidade específica de cada local de estudo sobre o clima escolar, ressaltando-se a importância dessa investigação para que adiante sejam feitas outras possíveis intervenções considerando as particularidades de cada indivíduo e instituição. Estabelecendo por meio de ações educativas o melhoramento do clima escolar e da qualidade na educação.

     

  • Palavras-chave
  • clima escolar, escola, revisão sistemática
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
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