O PSICÓLOGO ESCOLAR NA CRECHE: POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO NO ENSINO NÃO-FORMAL

  • Autor
  • Katy Anne Silva
  • Co-autores
  • Ivana Barros Aguiar , Milca Nayara Cunha Barroso , Letícia dos Santos Oliveira , Natalia Rodovalho Garcia Menescal , Rafaela Corrêa Botelho
  • Resumo
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    A Psicologia Escolar e Educacional é uma área da ciência psicológica que busca contribuir na otimização dos processos educativos, de modo amplo e complexo, com ênfase nas relações que ocorrem na instituição. O psicólogo escolar tem como compromisso trabalhar os aspectos psicológicos que fundamentam os processos de ensino, aprendizagem e de desenvolvimento humano. Nesse sentido, há uma variedade de espaços de atuação do psicólogo escolar como, por exemplo, as escolas, os cursos pré-vestibulares, as universidades, os abrigos, as creches e outros. Partindo dessa compreensão, bem como da necessidade de ampliar a visão da sociedade a respeito do papel do psicólogo escolar, o presente trabalho teve como objetivo conhecer o espaço de uma creche, analisar a visão dos profissionais da instituição participante sobre o papel do psicólogo escolar e refletir a respeito das possibilidades de atuação do psicólogo escolar nesse contexto. Essa atividade fez parte da avaliação na disciplina Psicologia e Educação do curso de graduação em Psicologia. Inicialmente, foi realizado um contato com a diretora de uma creche pública, localizada em São Luís-MA, na qual foi solicitada sua autorização para a participação da creche no trabalho. Após a obtenção da autorização, foi agendado os dias para conhecer o espaço e o funcionamento da creche, e também realizar as entrevistas semiestruturadas com os profissionais que estivessem disponíveis no momento. A creche atende crianças na faixa etária de 2 a 3 anos e 11 meses de idade. O quadro de profissionais é composto por uma diretora, uma coordenadora, quatro professores, duas cozinheiras, uma bibliotecária e um porteiro. O espaço físico da creche contém a sala da coordenação, três salas de atividades, uma biblioteca comunitária, a cantina e o pátio. As entrevistas foram realizadas individualmente e foi possível entrevistar todos os profissionais da creche. Observou-se, de forma geral, uma visão distorcida dos autores da escola sobre o papel do profissional de psicologia escolar, sendo este visto como um mero apagador de incêndios, com uma atuação remediativa, desconhecendo as possibilidades de atuações dentro dos espaços escolar e educacional. Na análise dos dados coletados por meio das entrevistas, levando em consideração o referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural que fundamenta o presente estudo, foram estabelecidas duas categorias de análise, são elas: a importância do psicólogo no contexto educacional e escolar e a função do psicólogo escolar. Constatou-se, no relato dos entrevistados, a valorização do profissional de psicologia como alguém que tem muito a contribuir com o trabalho nas instituições escolares e educacionais. Em relação a função do psicólogo escolar, verificou-se a compreensão de uma atuação voltada para à orientação dos pais das crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial ou problema na realização das atividades e de socialização; para à orientação dos professores no planejamento de atividades e de estratégias que possam ser desenvolvidas com essas crianças; e para a resolução de conflitos internos no ambiente de trabalho. A partir dessa experiência foi possível refletir e vislumbrar as possibilidades de atuação do psicólogo escolar nesse contexto específico. Identificou-se como responsabilidade do psicólogo escolar, dentro de uma visão contemporânea, realizar avaliação psicológica das crianças para orientação dos pais e dos profissionais, elaborar junto a coordenação projetos educativos e políticos, participar do processo de seleção dos membros da equipe, contribuir para a coesão de toda a equipe, avaliar e acompanhar os resultados das atividades realizadas. A psicologia escolar e educacional precisa garantir os seus espaços de atuação, que vão muito além da escola formal, e comunicar para a sociedade o seu papel diante dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento, considerando as questões particulares do indivíduo e também aos fatores social, histórico e cultural.

     

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia Escolar e Educacional, Psicólogo Escolar, Creche.
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  • Pôster
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
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