A Psicologia Escolar consiste num campo de conhecimento e atuação do psicólogo voltado para os processos educativos em instituições educacionais. A formação em psicologia deve, portanto, pautar-se metodologicamente na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão. Nessa direção a extensão universitária permite ao aluno no decorrer do processo formativo desenvolve-se por meio de ações teórico-práticas que intervêm sobre dada realidade social. Este estudo trata-se de um relato de experiência de uma ação teórico-prática em Psicologia Escolar desenvolvida por intermédio de uma extensão universitária, ocorrido em uma Escola Pública, na cidade de Parnaíba/Piauí. Teve-se como objetivo promover ações formativas para estudantes universitários bem como promover ações com vista a promoção da saúde mental junto à comunidade escolar. Metodologia: Inicialmente foi realizado o levantamento das demandas escolares e do perfil dos estudantes junto à equipe gestora, docentes e discentes, a partir disso desdobrou-se um projeto educacional organizado por meio de ações interventivas tais como encontros semanais abordando temáticas diversas, rodas de conversas e sarau musical, onde os alunos expressaram através da arte seus sentimentos, habilidades e interesses. Contou com parceria intersetorial do Núcleo de Apoio Estudantil de uma Universidade Pública da cidade, que discutiu com alunos sobre a políticas de inclusão no Ensino Superior. Resultados Alcançados: Durante a atividade os estudantes universitários puderam realizar a análise institucional apurando demandas e partir delas planejar ações interventivas. Por meio do projeto educacional desenvolvido os alunos da Educação Básica discutiram sobre a temáticas diversas tais como projeto de vida e profissional, os condicionantes socioeconômicos atrelados a realidade local, bem como sobre as políticas de inclusão e acesso ao Ensino Superior, cotas raciais e para estudantes da escola pública. Conclusões e Recomendações: A prática desenvolvida permitiu aos estudantes universitários o conhecimento da realidade escolar, e a aproximação entre o que é estudado teoricamente na academia e a pratica profissional. No que tange a comunidade escolar ações desenvolvidas em Psicologia Escolar permitiu o conhecimento das contribuições psicossociais que esta ciência pode dar para o cenário educativo, para além do viés reducionais. Além disso, tais ações permitiram aos alunos da educação básica refletir sobre seus projetos de vida e profissional através do pensamento crítico, em outras palavras os estudantes da educação básica foram instigados e refletir sobre seus talentos, sonhos e possibilidades tem em vista a análise seus condicionantes socioeconômicos e apreendam a realidade concreta no qual estão inseridos. Desse modo propõe-se uma análise crítica da realidade, e nessa direção infere-se que as atividades realizadas foram um importante contribuinte.