Relato de experiência do Estágio Básico em Psicologia Escolar no Ensino Superior

  • Autor
  • Grayce Kelly Araujo Ferreira
  • Resumo
  • O presente trabalho se refere a experiência de Estágio Básico em Psicologia Escolar e Educacional, realizado no SAPsi (Serviço de Apoio Psicopedagógico), parte da Pró-reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Maranhão. Com a educação pública básica brasileira sucateada e a ampliação desorganizada de vagas nas universidades, o psicólogo escolar tem um terreno árido e amplo de atuação; nesse contexto o Serviço de Apoio Psicopedagógico foi criado. Tem o objetivo primordial de acolher e orientar, por meio de intervenções educacionais ou psicoeducacionais de forma que facilite a permanecia e melhor rendimento acadêmico; não presta serviços de caráter clínico ou psicoterapêutico. Entre seus projetos existem palestras, rodas de conversa, campanhas, oficinas e minicursos. Um dos principais objetivos buscados pelo SAPsi é poder favorecer meios para que o aluno possa exercitar sua autonomia; fazer com que a relação do aluno e sua vivência na universidade se dê de forma com que suas potencialidades sejam exercitadas e que ele saia levando muito mais que mais um título no Lattes. Em frente aos inúmeros problemas trazidos da escola, junto as diversas cobranças impostas aos novos universitários, a inserção da psicologia no Ensino Superior se torna imprescindível; tomando o devido cuidado de delimitar seu trabalho na busca de uma vivência universitária mais satisfatória, afastando-se dos moldes clínicos estereotipados do psicólogo. Foram realizadas atividades de observação no campo de estágio durante os dias 13 de Maio a 17 de Maio de 2019, contabilizando 20h/aula. Entre as atividades relacionadas ocorreram  a apresentação dos objetivos e princípios do SAPsi, leitura de documentos utilizados na triagem, explicação do funcionamento da entrevista de anamnese, possibilidades de encaminhamento para outros profissionais. Entre seus projetos existem palestras, rodas de conversa, campanhas, oficinas e minicursos. No momento conta com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, que almeja ampliar e  tornar-se um serviço de apoio BioPsicioSocial. O setor planeja também expandir o alcance de seu serviço com o auxílio das Coordenações dos cursos e Centros Acadêmicos; podendo chegar a aqueles que necessitam e ainda não tem conhecimento dos serviços disponíveis. As rodas de conversas, palestras e oficinas levadas aos prédios do campus, tem justamente essa função, atrair aqueles que não podem se deslocar até a sede. O estágio no Serviço de Apoio Psicopedagógico da UFMA é de extrema importância no currículo do curso de Psicologia. Por ser uma área que ainda está em expansão, a chance de poder vivenciar e escrever diretamente sobre essa experiência foi muito interessante. O campo é capaz de demonstrar na prática a teoria que os alunos tiveram contato. 

     

     

  • Palavras-chave
  • Estágio Básico, Psicologia Escolar, Ensino Superior, SAPSI
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
Voltar Download
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Básica
  • Práticas e Pesquisas em Psicologia Escolar na Educação Superior
  • Formação em Psicologia Escolar
  • Psicologia Escolar, Inclusão e Diversidade.
  • Avaliação Psicológica e Processos Educacionais
  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
  • Psicologia Educacional e Práticas Interdisciplinares.