O presente trabalho tem o objetivo de apresentar expectativas dos professores e gestores da escola sobre a atuação em Psicologia Escolar em uma escola pública de ensino Médio em São Luís - MA. Inicialmente a Psicologia Escolar, como campo de atuação profissional, formação e pesquisa, manteve suas práticas caracterizadas na adoção de um modelo clínico e acrítico de intervenção na escola, pautados na utilização e interpretação indiscriminadas de teorias e técnicas psicológicas, voltados para o atendimento às dificuldades de aprendizagem dos alunos, culpabilizados pelo seu fracasso. A partir de avanços teórico-metodológicos e práticos referentes à Psicologia, e da adesão de uma postura crítica diante da atuação no âmbito escolar, a relação da Educação com a Psicologia se modificou, passando a se caracterizar pela interdependência de conhecimentos. Observa-se que, atualmente, existem atuações mais voltadas à mediação dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano e a Psicologia Escolar tem ampliado seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos, incrementando ações que promovem o desenvolvimento e a aprendizagem dos atores envolvidos no ambiente escolar. Sendo assim, considerando a evolução da Psicologia Escolar, este trabalho justifica-se por apresentar uma perspectiva preventiva em Psicologia Escolar como uma possibilidade de atuação. Para isso, realizou-se o Mapeamento Institucional - que se fundamenta em ações para a promoção de reflexão e conscientização de papéis, funções e responsabilidades dos atores da escola - como estratégia para conhecer a realidade escolar. A instituição visitada se trata de uma escola pública de ensino médio, localizada no bairro Diamante em São Luís – MA. Foram realizadas entrevistas com gestores e professores, observação sistemática em ambiente escolar, além da escuta psicológica, como um exercício à especificidade do psicólogo escolar, buscando compreender os espaços intersubjetivos existentes. Durante imersão na realidade escolar, constatou-se a expectativa pela atuação em Psicologia Escolar para o atendimento aos conflitos interpessoais vivenciados entre os estudantes, o que demonstra que há uma concepção ainda pouco conhecida sobre as intervenções contemporâneas em Psicologia Escolar Crítica voltadas às relações sociais, em uma perspectiva preventiva e institucional. A literatura científica da área sinaliza para a necessidade de competências profissionais voltadas à atividade de acolhimento à demanda da escola, não significando que o psicólogo continuará pontualmente fazendo essa intervenção aos conflitos escolares, mas criando estratégias de interlocução, de circulação de significados e sentidos, estratégias que coloquem o grupo para protagonizar os processos de intervenção pelo coletivo, pelos professores, gestores e pelos próprios alunos.