O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA POLITICA DE EDUCAÇÃO PIONEIIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO MARANHÃO

  • Autor
  • Antonia Marcia Sousa Torres
  • Resumo
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    O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA POLITICA DE EDUCAÇÃO PIONEIIRA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO MARANHÃO

     

    Antonia Marcia Sousa Torres1 – UEMA

    marcinhaserrot@hotmail.com

     

    O Curso de Especialização em Psicologia da Educação da Universidade Estadual do Maranhão constitui-se numa política de educação inovadora, pioneira no Brasil, na modalidade à distância, objetivando continuidade da formação docente, através dos conhecimentos da Psicologia da Educação, ao professorado maranhense. Atendendo a uma demanda reprimida, para preenchimento de mil vagas, percebeu-se elevada procura pelo curso, com aproximadamente dez mil inscritos, para o processo de seleção. Pretende-se relatar a experiência em seus processos de implantação, execução e conclusão desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologias para Educação - Uemanet e sinalizar a importância das políticas públicas educacionais e da Psicologia da Educação na formação de professores, agentes de transformação social. A pesquisa trata do estudo acerca dos dados levantados através do projeto de implantação da política, assim como relato da coordenação, dos professores, tutores e alunos egressos, sujeitos participantes da política. Além do estudo e análise do relatório de conclusão do curso. O principal objetivo desse trabalho é avaliar os impactos, da implantação dessa política de educação no Maranhão, assim como a divulgação dos resultados das pesquisas científicas, por ela desenvolvida; estimular a continuidade de implantação dessa e de outras políticas de educação no estado e no país, contribuindo com a melhor qualidade na formação de professores, com práticas educativas mais democráticas, voltadas para a realidade sociocultural e histórica de seus educandos, que desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo com a valorização de práticas educativas mais criativas, menos excludentes, que atendam às suas necessidades, para melhor qualidade de vida da sociedade. Foi possível vivenciar a força de uma política,

    [1] Antônia Márcia Sousa Torres - Psicóloga Clínica e Licenciada em Psicologia pela UEPB; Esp. em Metodologia do Ensino Superior (UEMA); Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF; Professora de Psicologia da UEMA, desde 1994; Coord. do Curso de Especialização em Psicologia da Educação/UEMA.

     

    pública de educação quando bem elaborada e seguiu em seu curso e propósito, para o qual foi criada e por fim, consolidada na prática, conseguindo-se dessa forma, atingir os objetivos preteridos pelo Projeto Político Pedagógico em foco e principalmente da instituição que proporcionou sua efetivação. No final dos dezoito meses, tempo de interiorização da política, dos mil alunos matriculados, seiscentos, apresentaram trabalhos de conclusão de curso (TCC), com os mais variados temas referentes à Psicologia da Educação, com resultados de pesquisas feitas nas escolas e instituições das cidades aonde foram contempladas com o curso, polos da Universidade Aberta do Brasil, conveniados pela UEMA e Capes. A proposta é que se dê continuidade à referida especialização, no sentido de abranger mais professores e interessados que se lançarem a esse desafio de fazer uma Especialização em Psicologia da Educação, considerando que o profissional da educação de hoje, deve ter uma clara noção do impacto de suas decisões e da função estratégica de suas ações para o futuro. Formar pessoas é, em boa medida, influir sobre os caminhos da sociedade, sobre as posições que as pessoas ocupam ou possam vir a ocupar em sua estrutura. E manejar mídias é tocar no núcleo dessa dinâmica.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Psicologia da Educação, Formação de Professores, Políticas Públicas
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  • Psicologia Escolar e Políticas Públicas
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