Ana Julia Ribeiro Barreto , Maria Luisa Furlin Bampi , Patrícia Alfradique Costa Tavares
Janilce Souza Rosa , Sandro Tiago da Silva Figueira
Maria Tereza Goudard Tavares , Viviane Neves Fialho
Alana de Souza Bastos , José Lucas Coutinho de Moraes , Renata Salles Pacheco Cardoso
Raquel Ribeiro Costa da Cunha Ferreira
Andrea King de Abreu Yamaguchi , Natalia Côrtes Velloso Theophilo
Roberto de Freitas Filho
Profª. Dr.ª Vânia Finholdt Angelo Leite , REJANE DA FONSECA VELASCO BRAGA
Jessica Machado de Sena e Silva
Gabriel Camilo de Lima
Débora Baptista Mendonça Braga , Renata Mylena Almeida Provenzano
Thaíssa Lorena Fonseca Ribeiro
LYBIA SANTOS DE OLIVEIRA
Elisângela Gomes Martins Pinto
JOANA NÉLY MARQUES BISPO
VIRGINIA HERMINIO GONCALVES VIEIRA POLEGARIO
Rosa Malena Carvalho
Patrícia Cardoso da Costa
Ana Claudia Pereira de Sobral , Bruno Martins de Carvalho Paulo , Jaqueline Luzia da Silva
Mithaly Salgado Corrêa
LUIZA MANDELA SILVA SOARES
Isabela Pereira Vique
Dilton Ribeiro Couto Junior , Marcos Fernando da Silva Marques Junior
Carla Verônica Corrêa Cardoso , Márcia Mary Nunes , Patricia Gonçalves Bastos
Heloisa Josiele Santos Carreiro , Mirtes Soares Pereira , Renata Menezes de Oliveira
Juliana de Souza Lima
Lucia Helena R. da S. Mendonça
SAULO XAVIER DE BRITO AMORIM
Rafaela Corrêa Silva
Adriana de Almeida , Gleicimar Gonçalves de Lima , Tatiane Oliveira Santos Pereira Abreu
Cibele Class Toledo , Karolyne Cardoso da Fonseca , Matheus Machado da Silva
Danthala Maria do Nascimento , Filipi José da Silva , Quéteri Figueiredo Paiva
Juliana Cavalcante do Amaral , Livia Eccard
Karynne dos Santos Nascimento , Maria Elena Siguiné Santos
FERNANDA DE ALMEIDA CARVALHO
Lucas Salgueiro Lopes
Bethânia Oliveira Silva , Jessica Roberta Lara , Viviane Proto Ferreira
Fernanda de Araújo Dias , Tânia da Costa Gouvêa
Flávia Helena Santos da Silva , Marcia Soares de Alvarenga
Filipe Cavalcanti Madeira
Daniele Abreu Migon , Marta Castilho
Anna Clara Coutinho Vaz Antunes , Maria Luiza Ricardo Salles
Camila de Carvalho Cardoso
Clarissa Moura Quintanilha
Pedro Moreira Fiuza
Bruno Rodrigues Ganem
Leidiane dos Santos Aguiar Macambira , Valter Filé
TIAGO RIBEIRO , VANESSA J. R. DO N. MANDRIOLA
Elisangela Bernardes do Nascimento (UERJ/CAp-UFRJ) , Rafael de Abreu Ferraz (CAp-UERJ)
Gabriel Daniel Mendes , Leonardo Dias da Fonseca , Lucas Leal da Silva
Gilberlan Cruz Souza
Fabiana de Oliveira dos Santos , Jonatan Fernando da Silva Reis , Joyce da Costa Lima
Deise de Azevedo Parreiras Brito
Camila Costa Gigante , Fernando Leite de Souza
Juliana Godói de Miranda Perez Alvarenga
HUGO DE MELO
Amanda do Nascimento dos Santos Almeida
Marina Santos Nunes de Campos
Priscila Vasconcellos Braga
Adriana Guedes Motta , Fábio Eduardo Gomes da Silva , Marcela Souza da Costa
Nathalia Mesquita Neves Pinho , Thalles Gustavo Leite Couto
Amanda da Silva Alexandre , Laiane Caldeira Barbosa , Roberta Pereira de Paula Rodrigues
Fabiane de Santana Falci , Priscila de Souza Costa Couto
Cintia de Assis Ricardo da Silva , Dinah Teba da Silva
Márcio Luiz Corrêa Vilaça
Vera Lucia Santos Moura
Hélida Gmeiner Matta , Raquel Bichara Teixeira , Rejane Dias Corrêa Machado
Denize Sepulveda , José Antônio Sepulveda , Renan Corrêa
Glasiele Lopes de Carvalho Ribeiro
Helio Eduardo Silva de Moura
Fatima Lobato Fernandes , Luciana Bandeira Barcelos
Pamela Suelli Da Motta Esteves
Carolina da silva santos
Andréa de Andrade Lopes Valério , Raylene Barbosa Moreira
Fernanda Lopes Braga , Lucília Augusta Lino , Nilda da Silva Nogueira
Bianca Dias de Souza , Carolina Rubano de Oliveira , Luiza Riquelme Martins Portela
Sonia Aparecida da Silva Souza
Bárbara Silva dos Santos Pereira , Flávia Faissal de Souza
Marcia Pereira de Anchieta , Pedro Carvalho Calafate
Raphael Aguiar Leal Campos
Felipe Maquiné Santos Silva , Francisco Saraiva da Silva Júnior
XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: Tessituras de solidariedade e de convivências nos diferentes espaçostempos educativos
Cantar, dançar e viver a experiência mágica de suspender o céu é comum em muitas tradições. Suspender o céu é ampliar o nosso horizonte; não o horizonte prospectivo, mas um existencial. (...) Definitivamente não somos iguais, e é maravilhoso saber que cada um de nós que está aqui é diferente do outro, como constelações. O fato de podermos compartilhar esse espaço, de estarmos juntos viajando não significa que somos iguais; significa exatamente que somos capazes de atrair uns aos outros pelas nossas diferenças, que deveriam guiar o nosso roteiro de vida. (Ailton Krenak, 2020, p. 14/15)
O XII Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: tessituras de solidariedade e de convivências nos diferentes espaçostempos educativos, é a décima segunda edição do evento bienal que vem estabelecendo diálogos entre pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior relacionada às diferentes formas de existência numa sociedade onde todas, todos e todes tenham seus direitos garantidos e mantidos através do fortalecimento da democracia e do acesso e permanência aos processos formais de educação.
Temos acompanhado impactados a crescente onda de violência que vem atingindo várias instâncias sociais, entre elas as instituições educativas. Tais ações levam ao recrudescimento de lógicas e práticas de não reconhecimento da legitimidade “da outra, do outro e de outre” e, assim, naturalizando-se a sua extinção. No extremo, as premissas de eliminação das diferenças em que o conservadorismo ressoa como pauta das ações políticas e comportamentos sociais, tornam as práticas docentes alvos de questionamentos, perseguições e ataques. Somos, então, alvos, justamente por problematizarmos a progressiva desautorização da autonomia e do saber profissional docente, embates que estão intensificados tanto na produção dos currículos, quanto nas práticas cotidianas, tensão essa que vem se disseminando com o recrudescimento dos pensamentos e ações conservadoras (LACERDA, 2019). Essa intensificação dos conservadorismos, em nossa compreensão, vem atingindo diversos espaçostempossociais e trazendo questões que se referem ao debate sobre os sentidos da educação escolarizada e dos conhecimentossignificações produzidos nos currículos. No atual contexto, a complexidade das práticas docentes e curriculares nos cotidianos das escolas vem sendo atravessada por pautas do conservadorismo, ou que se utilizam de discursos e sentidos mais conservadores para dissimular projetos de sociedade pautados em premissas ultraliberais, que impõem perdas significativas de direitos e da própria ideia de direito à população (MOURA, 2018; GARCIA e GOUVÊA, 2018). Um dos pontos comuns aos projetos de poder dos setores que se aliaram em torno da anulação das pautas de democratização, parece enfraquecer a legitimidade das lutas por direitos ou mesmo do direito a ter direitos.
Como contraponto a tudo o que temos vivido nos últimos anos, o XII Seminário Redes foi um espaço de encontros solidários, onde práticas de valorização do estarmos juntos se tornaram centrais. Inspirados pela certeza de que o caminho se constrói no caminhar coletivo (PAIS, 2003), refletimos juntos sobre as diversas redes de aprendizagens culturais que emergem das vivências cotidianas. Essas redes, ao circularem outras lógicas, sentidos, significados, saberes e práticas, revelaram-se capazes de alimentar deslocamentos necessários em tempos de violência, desde que percebidas e visibilizadas.
Durante o seminário, os diálogos promovidos por nossas pesquisas contribuíram para explorar práticas mais solidárias e convivências mais dialogais e coletivas, atingindo os objetivos desta edição, que foram: debater o contexto de ódio e violência presente na sociedade brasileira e outros contextos internacionais, seus reflexos nos espaços educativos; socializar formas de solidariedade e bem-viver identificadas em nossas pesquisas nas universidades, considerando as conjunturas atuais; discutir formas de resistência aos discursos e práticas de ódio e violência que permeiam os espaços educativos e as relações sociais; investigar o extremismo contemporâneo, especialmente em relação ao seu impacto entre jovens adolescentes e à disseminação de atos de violência ideologicamente motivados; e debater pesquisas recentes sobre políticas e ações educativas contraextremistas.
O evento reafirmou o potencial transformador do diálogo, das práticas solidárias e das tessituras coletivas como resposta aos desafios de nosso tempo, por meio de uma programação diversificada composta por atividades acadêmicas e culturais realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pelo canal do evento no YouTube.
O Seminário contou com mais de 1.000 participantes inscritos, 446 trabalhos apresentados nas modalidades virtual e presencial, 10 oficinas, 9 mesas redondas presenciais e 11 comunicações encomendadas online, que incluíram tradução em Libras, inglês e francês. Entre os participantes, destacaram-se 13 convidados estrangeiros de diversos países e universidades. Além disso, a programação do Seminário incluiu as reuniões da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e do GE Cotidianos: éticas, estéticas e políticas (ANPEd).
As atividades culturais foram um destaque do evento. Durante a abertura, ocorreram a palestra do professor e escritor indígena Daniel Munduruku e a apresentação do coro Coroá Canto Coral, sob a regência de Ignez Perdigão. Também foram lançados 30 livros que abordam temas como cotidianos, memórias docentes, práticas pedagógicas e resistências. A programação incluiu ainda a II Mostra Audiovisualidades Negras, que trouxe reflexões urgentes a partir da perspectiva da negritude como um ponto de partida potente para repensar nosso cotidiano e imaginário. O encerramento foi marcado pela apresentação da Bateria Feminina Fina Batucada, sob a regência de Mestre Ryco.
Animados pelo que os dias de evento trouxeram de conhecimentos, inspirações, questões e experiências, convidamos à leitura dos textos que compõem os Anais do XII Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: tessituras de solidariedade e de convivências nos diferentes espaçostempos educativos.
Alexandra Garcia
Denize Sepulveda
Gustavo Coelho
REFERÊNCIAS
GARCIA, A.; GOUVÊA, T. da “Furando “a grande onda”: tensões e sentidos de docência e currículos frente ao conservadorismo. Communitas, [S. l.], v. 2, n. Esp, p.28–46, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2226. Acesso em: 7 jun. 2023.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LACERDA, M. B. O novo conservadorismo brasileiro: de Reagan a Bolsonaro. Porto Alegre: Zouk, 2019.
MOURA, F. P. Conservadorismo cristão e perseguição aos estudos de gênero C: a quarta versão da BNCC. Communitas, v. 2, 2018.
PAIS, J. M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
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Comissão Organizadora
Creare Solutions
Comissão Organizadora
Denize Sepulveda
Gustavo Coellho
Alexandra Garcia Ferreira Lima
LIVIA MARTINS BARBOSA PEREIRA
Evelyn Louise do Carmo Barcellar
Rafaela da Costa Fernandes
Jamily Pereira Pinto
Isabella de Fátima Siqueira Barboza
Rafaella Mattos
Comissão Científica
MARISTELA PETRY CERDEIRA
Saulo Quintanilha
Luciana Velloso
Maria Celi Vasconcelos
Talita Vidal Pereira
Flávia Barbosa da Silva Dutra
Dilton Ribeiro Couto Junior
Adriana Almeida
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barao
Andrea da Paixão Fernandes