Crítica Genética na escola: implicações, contribuições e possibilidades

  • Autor
  • Rogério Nascimento Bortolin
  • Resumo
  •  

    A Crítica Genética é um vasto campo de análises que busca desvelar não somente a gênese, mas também o processo de construção do texto. Quando teve início da França, em meados de 1960, seus estudos eram voltados para os manuscritos do texto literário. Atualmente, no entanto, ela está em constante expansão, debruçando-se sobre as mais variadas esferas discursivas, como a jurídica, artística, jornalística, publicitária, entre tantas outras. Em ambiente escolar, a Crítica Genética pode contribuir para a compreensão das produções escritas como um processo, demandando, dessa forma, algumas etapas (desde o provisionamento às inúmeras reescritas) até se chegar à versão tida como final; o entendimento da coautoria do professor nesse texto e o alçar do status dos rascunhos escolares para documentos de processo que revelam um trabalho de cunho colaborativo em uma relação dialógica entre aluno e professor. Pautado nos dizeres de Salles (2006, 2008), Panichi e Contani (2003) e Calil (2008), este estudo tem por objetivo verificar como as lentes da Crítica Genética podem contribuir em ambiente escolar, especificamente, nas aulas de Produção de Texto, revelando as atitudes dos estudantes frente aos apontamentos, “correções”, sugestões, questionamentos e interferências (não somente de ordem textual e linguística, mas também discursivas) do docente em seu escrito, bem como para a compreensão dessa produção realizada de maneira colaborativa, em solidariedade, evidenciando a coautoria do professor nas produções dos alunos, uma vez que ao interferir nesse texto para que ele alcance o seu objetivo sociocomunicativo de maneira eficiente, o professor deixa de ser apenas um leitor-revisor, passando a ter um papel de responsabilidade e coautoria.

     

  • Palavras-chave
  • Crítica genética, produção textual, coautoria do professor.
  • Área Temática
  • CRÍTICA DE PROCESSO E REFLEXÕES SOBRE O FAZER PROFISSIONAL
Voltar

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441