A FORMAÇÃO DE LEITORES: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 6° ANO

  • Autor
  • Rita de Cássia Nogueira Lima
  • Co-autores
  • Cecília Guedes Borges de Araújo
  • Resumo
  •  

    A leitura é o resultado da interação do texto com o leitor, para tanto é necessário que haja incentivo a esta prática na infância, assim a criança se torna o leitor ativo e crítico que a sociedade tanto necessita. É papel da escola a preocupação com a formação desses leitores e também o fornecimento de instrumentos necessários para que o aluno busque e organize informações mais complexas do mundo, como assim atesta Delmanto (2009). O objetivo geral deste estudo foi avaliar a importância dada à leitura no 6º ano de uma escola pública em Teresina, Piauí e especificamente o que se segue: verificar os níveis de leitura dos alunos da série inicial do ensino fundamental II e identificar as práticas de leitura dos alunos do 6º ano. A metodologia utilizada para realização da pesquisa foram as pesquisas bibliográfica e de campo, feitas com vinte crianças entre 10 e 12 anos, com aplicação de um questionário de quinze questões, subjetivas (09) e objetivas (06). A partir das análises realizadas, constatou-se que os alunos não têm o hábito de ler e que a escola não incentiva práticas de leitura. Ademais, há carência de leitura de obras e o acesso aos livros ainda é deficiente.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura. Formação. Incentivo.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
Voltar

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441