A LEITURA COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

  • Autor
  • Maria do Perpétuo Socorro Alves
  • Resumo
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    A LEITURA COMO INSTRUMENTO DIÁRIO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

     

    Maria do Perpétuo Socorro ALVES ¹

     

     

    O texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com dez professoras da rede pública e da rede privada dos municípios de Altos e Teresina – PI, que atuam na educação básica, e surgiu como uma necessidade de compreender como a leitura pode contribuir com a formação do professor e que perfil tem esse professor leitor. O estudo foi realizado no período de agosto a outubro de 2020 e objetivou analisar como as práticas de leitura podem ser um elemento crucial na formação do professor à luz dos estudos de Kleiman (1997) e Chartier (1999). Primeiramente, buscamos identificar os desafios enfrentados pelas professoras para ampliar suas práticas de leitura, e posteriormente apontar as contribuições da leitura na formação do ethos profissional das professoras pesquisadas. O estudo foi embasado nas pesquisa de Cagliari(1989),  Silva (2003),  Foucambert (1994) e Zilberman (1986) entre outros. O trabalho de coleta de dados foi feito através da aplicação de questionários que se deram por meio de questões fechadas e abertas, enviados por email, visando captar os desafios e os aportes formativos de práticas de leitura de professores atuantes na educação básica, bem como delinear o perfil profissional do professor leitor. Para o entendimento da pesquisa quanto ao tratamento da coleta de dados utilizamos a análise de conteúdo conforme Bardin (2010), que permite a sistematização de respostas e inferências de dados objetivando uma compreensão lógica dos resultados da pesquisa, e também sob a ótica da teoria de compreensão de narrativas segundo Zabalza (1994), que viabiliza a reflexão das narrativas pesquisadas. O contexto da pesquisa realizada em 2020, foi constituído por professoras da rede municipal de educação de Altos e  Teresina- PI, graduadas em Licenciatura Plena em Pedagogia, Licenciatura em História e Licenciatura em Letras e atuantes na educação básica com média de oito anos de carreira. Durante a abordagem das colaboradoras para a realização da pesquisa não houve recusa e expressaram um desejo espontâneo de serem ouvidas dando a entender que suas experiências com a leitura podem despertar outros profissionais, assim como entendem que a leitura não se dissocia do trabalho do professor.  No âmbito da sua formação as colaboradoras demostraram que suas práticas leitoras são elementos imprescindíveis na construção de sua prática pedagógica, com abrangência ampla nas suas escritas, e até na formação de seus alunos, corroborando com a ideia de que a leitura “é sempre apropriação, invenção e produção de significados” (CHARTIER, 1999, p.77), pois o conhecimento sistematizado alinhado com o conhecimento de mundo torna o professor um multiplicador de conhecimentos (KLEIMAN, 1997). Portanto, foi possível concluir que as professoras colaboradoras reuniram elementos contundentes sobre a importância da leitura na formação do professor, elencando os caminhos possíveis para práticas de leitura entre professores, do mesmo modo que seus comportamentos e hábitos durante a pesquisa puderam revelar que perfil tem o professor que ler. 

    Palavras chaves: práticas de leitura, prática pedagógica, e formação de professores

     

  • Palavras-chave
  • Práticas de leitura, prática pedagógica, e formação de professores.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441