O LUGAR DAS TROVAS POPULARES NO ACERVO LITERÁRIO DE EULÁLIO MOTTA E A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DE TROVADOR

  • Autor
  • Juliana Pereira Rocha
  • Co-autores
  • Alícia Duhá Lose , Patrício Nunes Barreiros
  • Resumo
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    Resumo: O escritor baiano Eulálio de Miranda Motta (1907-1988), natural da cidade Mundo Novo, dedicou-se à escrita literária por mais de sessenta anos, preservando em seu acervo literário documentos dos mais variados gêneros, como crônicas, cartas, causos, cordéis, sonetos trovas etc., em diferentes materiais: textos impressos, cadernos manuscritos inéditos, cadernetas, manuscritos e datiloscritos avulsos, jornais, livros de sua autoria e com a participação do escritor. A partir da pesquisa documental em seu acervo, Rocha (2018) identificou 253 trovas, editou e realizou o estudo do processo criativo de 110 trovas em sua dissertação de mestrado. Entre textos éditos e inéditos, observaram-se trovas datadas desde o ano de 1926 até 1988. Eulálio Motta preocupou-se em organizar e preservar sua produção textual em seu acervo literário, doado, em 1999, ao Prof. Dr. Patrício Barreiros que desde então coordena um projeto de Edição das obras inéditas de Eulálio Motta. Desde o início de suas atividades literárias, Eulálio Motta já escrevia trovas, como se pode notar nos seus cadernos, em manuscritos avulsos, em datiloscritos e em impressos (livros e jornais). Dentre os 15 cadernos manuscritos que compõem o acervo, 10 apresentam trovas. Em meio a esses cadernos destaca-se Meu Caderno de Trovas por ser inteiramente dedicado à escrita das trovas, no qual, cuidadosamente, o poeta organizou e reuniu trovas escritas desde 1920 até 1987, além de apresentar trovas inéditas. Nessa perpectiva, objetiva-se discutir a respeito da produção das trovas ao longo da vida do escritor e de como elas estão presentes em seu acervo literário, funcionando como peças de um mosaico que apontam para a construção do perfil de trovador. Para tanto, toma-se com base os estudos no campo da Literatura, da Filologia e da Crítica Genética. Acessar as fontes documentais do acervo de Eulálio Motta viabiliza não apenas a compreensão da produção das trovas e da formação da imagem do trovador, mas também dá possibilidades de acesso ao seu contexto de produção, à história dos próprios materiais que serviram à produção das trovas, à relação dos suportes de escrita com a divulgação das trovas, trazendo para o cenário da literatura baiana a produção poética de um escritor que esteve fora do eixo egemônico.

     

  • Palavras-chave
  • Trovas. Eulálio Motta. Filologia. Edição. Processo criativo
  • Área Temática
  • GÊNESE, EDIÇÃO E PRODUÇÃO DE AUTORIAS NO ENCALÇO DA CRÍTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441