Leitura Crítica Histórica-Filológica da obra Lídia de Oxum - Uma Opera Negra.

  • Autor
  • igor santana salvador
  • Co-autores
  • Arivaldo Sacramento
  • Resumo
  • Com base nos testemunhos de Lídia de Oxum - Uma Ópera Negra, escrita por Ildásio Tavares, localizados durante inventário no acervo do autor situado na Seção Memória da Bahia, da Biblioteca Central Reitor Macedo Costa na Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina, foi possível construir o presente trabalho partindo da sua materialidade para compreender e apresentar outra leitura do seu (con)texto. É a partir de ideias que constituem a filologia contemporânea, que construo meu pensamento em torno da relação Texto x Autor, trazendo não apenas o estudo do aparato teórico e material, mas acrescentando as minhas propostas de leitura do contexto de produção e da biografia do autor. De acordo com Sacramento e Santos (2017), no uso da Filologia na contemporaneidade fazemos provocações antes negadas pelo cânone europeu, assim, podemos construir uma crítica onde teremos também como pauta temas relacionados ao Candomblé e a Literatura Afro-Brasileira, essas inquietudes movem discussões no mundo atual e se fazem necessárias junto à ciência da filologia. A temática do Candomblé e da Literatura Afro-Brasileira entram nesse momento como aliadas para entender a ideia-proposta do autor, sendo escrita e atuada o texto teatral na cidade mais negra fora de África. A história narrada pode, então, ser percebida não só no texto, na materialidade, como também no tempo histórico. Sendo assim, minhas reflexões buscam evidenciar essa relação de maneira que seja possível mostrar o uso dos papéis de ambos, sejam eles independentes ou juntos. Posto isso, é importante destacar os lugares de crítica existentes no texto, as suas mudanças e alterações que foram e são importantes na construção e constituição do testemunho. Por meio disso apresento uma crítica histórico-filologica que tem como intenção tornar a(s) leitura(s) do texto mais ampla.

  • Palavras-chave
  • crítica filológica; literatura afro-brasileira; crítica textual.
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441