Nos acervos pessoais de escritores e intelectuais, de modo geral, a correspondência costuma ocupar um lugar de destaque. O termo genérico "correspondência" contempla uma variedade de espécies documentais, dentre as quais destacam-se os bilhetes, os cartões e as cartas, sendo essas as selecionadas no acervo de Otávio Mangabeira para servirem como objeto do estudo aqui proposto. No âmbito da representação arquivística, delineada nas atividades de classificação e descrição, as cartas demandam a compreensão aprofundada do seu contexto de produção; isto é, do(s) objetivo(s) da comunicação. Tal contexto nem sempre está dado, mas pode ser definido por meio da análise minuciosa da materialidade física e discursiva dos documentos. Na representação arquivística, o vínculo arquivístico entre documentos e produtor é estabelecido a partir da compreensão das práticas da cultura escrita e da constituição de redes de sociabilidade que instituem os registros. No âmbito da Crítica Genética, a carta pode fornecer informações fundamentais para compreensão dos processos de criação, assim como podem ser, inclusive, o próprio veículo da criação. Nesse artigo, pretende-se analisar, sob a ótica da Arquivística e da Crítica Genética, aspectos materiais e intelectuais das cartas de Otávio Mangabeira, principalmente daquelas que evidenciam as personalidades que contribuíram e influenciaram na produção e recepção de algumas de suas obras. O processo de descrição arquivística pode auxiliar às pesquisas em torno da criação intelectual e artística, por representar atividades, ações e eventos registrados nas cartas, assim como tornar possível a recuperação de informações sobre os diferentes atores (pessoas e instituições) envolvidos no percurso que vai da criação à recepção da obra. Por fim, destaca-se a importância do diálogo disciplinar proposto na elaboração de descrições da materialidade e do conteúdo documental que possibilitem ao leitor-usuário obter informações mais detalhadas nos instrumentos de pesquisa, principalmente quando a reprodução fac-similar não for possível ou em caráter complementar a ela.
O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.
Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.
Editor(a)
Márcia Edlene Mauriz Lima
Corpo Editorial
Lanna Caroline Almeida (UFPI)
Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)
Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)
Aparecido José Cirillo (UFES)
Eduardo Calil (UFAL/CNPq)
Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)
Maria do Amparo Ferro (UFPI)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)
Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)
Sergio Romanelli (UFSC)
Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Rosa Borges dos Santos (UFBA)
Mabel Meira Mota (UFBA)
Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)
Paula Guerra (Universidade do Porto)
Douglas De Sousa (UEMA)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)
Henrique Borralho (UEMA)
Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)
Elizabeth Hazin (UnB)
Maria Aracy Bonfim (UFMA)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)
Diagramação
Francisco Hudson Pereira da Silva
Revisão
Os autores.
Periodicidade
Bianual
Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI
R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 3213-7441