OS RASCUNHOS DE CARTAS CONTIDOS NO CADERNO FARMÁCIA SÃO JOSÉ, DE EULÁLIO MOTTA

  • Autor
  • Stephanne da Cruz Santiago
  • Resumo
  •  

    O acervo do escritor mundonovense Eulálio de Miranda Motta (1907-1988), sediado na Universidade Estadual de Feira de Santana, é constituído por diversos documentos, incluindo quinze cadernos de trabalho e anotações do autor. Dentre eles, há o caderno Farmácia São José, escrito entre 1940 e 1945, composto por 148 folhas (reto e verso) e que contém uma grande quantidade de rascunhos referentes a gêneros variados, em especial, de cartas e crônicas. Os rascunhos do caderno apresentam características peculiares que revelam movimentos empreendidos pelo autor no momento de composição dos textos a partir das marcas físicas de manipulação, como rasuras de tipos diversos, apagamento por borracha, acréscimos e notas, que são valiosos para a compreensão do processo de escrita. Ao se pensar uma proposta editorial que busque não negligenciar tais elementos, empreendeu-se uma edição documental com transcrições genéticas, de forma que os movimentos de escrita fossem etiquetados por meio de operadores genéticos, seguindo a metodologia proposta por Barreiros (2015) e adaptada considerando as necessidades dos rascunhos de cartas do caderno. Portanto, o presente trabalho trata-se da apresentação dos rascunhos de cartas presentes no caderno Farmácia São José, bem como a proposta editorial utilizada. As discussões que fundamentam o trabalho se encontram no âmbito da Crítica Textual norte-americana (WILLIAMS e ABBOTT, 1999; SHILLINGSBURG, 2004), portuguesa (DUARTE, [1997-]), brasileira (BORGES e SOUZA, 2012; BARREIROS, 2015); da crítica genética brasileira (PINO e ZULAR, 2007) e francesa (HAY, 2007; BIASI, 2010) e das produções acerca do gênero carta (SILVA, 2002; DIAZ, 2016). Este trabalho discute a importância de explorar e considerar os aspectos semióticos que revelam processos de escrita na edição de um texto, especialmente de rascunhos, em virtude de contemplar, de certa forma, a realidade linguística e material do documento a ser editado.

  • Palavras-chave
  • Crítica Textual, Crítica Genética, Edição, Eulálio Motta, Rascunho de carta
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441