ASPECTOS COMUNICATIVOS DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA: recepção e efeitos de sentido de obras de arte na esfera do paradigma pós-fotográfico

  • Autor
  • Thais Jerônimo Duarte
  • Resumo
  •  

    Desde o início de nossas pesquisas, nos questionamos acerca da necessidade de análises que ultrapassassem o percurso criativo, que extrapolassem as fronteiras da criação e questionassem os efeitos de sentido de uma obra e suas relações com seus contextos de exposição. Entendemos que compreender a relação entre a estética da criação, construída pelo emissor, e a atribuição de sentidos, efetivada pelo receptor, é fundamental para ter o conhecimento holístico da obra, em sua plenitude, da gênese à fruição. Neste sentido, nossa pesquisa é centrada em obras de arte registradas por meio da fotografia, logo, exige referências interdisciplinares, buscando conhecimentos da história da arte, antropologia, psicologia, filosofia, crítica da arte e, sobretudo, da semiótica visual. Uma única imagem pode ser recebida de maneiras contraditórias, consequentemente, suscitar diferentes sensações e interpretações. Compreender sua concepção, ou fabricação, sugere modos de classificá-las e localizá-las. O conceito de “paradigmas da imagem” busca, justamente, elucidar a evolução da visualidade e suas implicações no olhar. Tal fidedignidade da imagem fotográfica não seria questionada até o momento em que o paradigma pós-fotográfico fosse instalado. Há uma tríade na formatação da imagem (olho + câmera + software). A manipulação da fotografia permite que a imagem seja alterada, transformada, incorporando um poder de simulação da realidade. O artista, senhor absoluto da técnica, dá lugar ao homem comum, capaz de fotografar e manipular imagens. O universo das imagens de Vik Muniz enquadra-se nesse contexto, na intersecção entre os paradigmas fotográfico e pós-fotográfico, no momento em que a fotografia rompe suas barreiras tradicionais e expande seus limites.

     

  • Palavras-chave
  • Criação artística; fotografia; obras de arte; paradigma pós-fotográfico
  • Área Temática
  • CRÍTICA DE PROCESSO E REFLEXÕES SOBRE O FAZER PROFISSIONAL
Voltar

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441