Entrevista com o ilustrador – A importância da ilustração nos processos de leitura.

  • Autor
  • Ticiane Fernandes da Silveira
  • Co-autores
  • Luciano Tasso Filho, pós-graduação UFES , Profa.Dra.Stela Maris Sanmartin, UFES
  • Resumo
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    Imprescindível para a alfabetização infantil, o livro ilustrado encerra um universo semântico que vai muito além da práxis literária: texto e imagem se fundem para compor, em forma de literatura, uma constelação de significâncias que orientarão os primeiros passos no alvorecer da construção intelectiva do indivíduo.

    Estudos recentes como os do Professor de Literatura Infantil Peter Hunt (2013), Maria Nikolajeva e Carole Scott (2011), além dos depoimentos de artistas gráficos profissionais no campo da literatura infantil, colhidos por Ieda de Oliveira (2008) revelam a importância das ilustrações como agente coadjuvante (quando não principal, no caso do livro-imagem) nos processos de cognição e formação dos primeiros acervos imagéticos interiorizados – na concepção de Vigotsky – pelos pequenos leitores.

    Diante disto, o ilustrador torna-se peça fundamental no complexo processo de formação do livro infantil, exercendo, além da função educadora, influências fruitivas que complementam este gênero literário. Para tanto, recordemos as palavras da premiada ilustradora tcheca Kveta Pacovská: "as imagens de um livro ilustrado são a primeira galeria de arte que uma criança visita" (PACOVSKÁ, 2010); além de Cecília Meireles quando classifica taxativamente que literatura infantil é aquela que agrada às crianças.

    Este artigo tem, portanto, o objetivo de promover, a partir de entrevista concedida pelo ilustrador Luciano Tasso para o Trabalho/projeto de Graduação em Artes da aluna Ticiane Fernandes da Silveira, uma discussão teórica acerca da importância da ilustração para o livro infantil e revelar elementos que contribuam para a formação do profissional em ilustração literária. Partindo das experiências deste profissional, problematizar os processos criativos na produção das ilustrações a partir do texto, identificar os processos pelos quais as vivências pessoais do autor-ilustrador são passadas para o seu trabalho e evidenciar o poder exercido pela imagem enquanto estímulo para a formação de leitores.

     

  • Palavras-chave
  • Literatura infantil, livro ilustrado, educação, criatividade.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441