A partir do lugar praticado por Certeau iremos tratar os artistas Leila Danziger e Paulo Nazareth como caminhantes que a começar das suas memórias e trajetórias constroem e modificam o lugar presente com as suas ausências, onde o documento é integrado à prática dos artistas. Danziger a retoma Pallaksch - palavra inventada por Hölderlin (poeta alemão), não pelo significado, mas pelo ruído que é gerado a partir da sonoridade e repetição, há uma intenção da artista de resgatar o que está ausente. Na obra Pallaksch, são espacializados os resíduos de jornais compostos por materiais físicos e sonoros, ela interfere nesse objeto. Leila extrai e fragmenta notícias, propõe um novo modo de ler um texto com o corpo e emaranhar-se e esquecer-se. A artista coloca o apagamento do jornal descartado como uma prática de inventar um novo lugar para ser ouvido, trazer os murmúrios e ruídos das informações vividas e esquecidas. A materialidade documental e caminhante presente em Leila estão vinculados a sua origem judaica, onde seus trabalhos estão sempre permeando a memória, história, os arquivos, seu passado e seu presente. O trabalho Notícias da América (2011-2012) do artista Paulo Nazareth são derivas tratadas por ele em “andanças”, onde o caminhar é o sentido do trabalho. Nazareth é de Governador Valadares, cidade na qual possui um grande número de emigrantes ilegais nos Estados Unidos, ao realizar esse trabalho para residência JACA, ele traça a caminhada entre Santa Luzia-MG ao Harlem-NY (EUA), suas obras fazem parte de suas crenças, a benção de sua mãe, antes de sair é parte de sua obra, ao caminhar discute as fronteiras da permanência. Nessa caminhada até EUA o artista não molha seus pés calçados em um chinelo havaianas, para ele levar a poeira do lugar onde ele vive, para os lugares onde ele se permitirá praticar, como tratado por Certeau. Caminhar para o artista faz parte de sua origem, dos nativos Krenak e, ao caminhar, ele propõe vários documentos-arte como: LLevo, Recados.A.Los.EUAMERICA (2012), o documento não é somente um arquivo para provar a existência de seu trabalho, mas sim, constituinte do mesmo.
O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.
Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.
Editor(a)
Márcia Edlene Mauriz Lima
Corpo Editorial
Lanna Caroline Almeida (UFPI)
Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)
Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)
Aparecido José Cirillo (UFES)
Eduardo Calil (UFAL/CNPq)
Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)
Maria do Amparo Ferro (UFPI)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)
Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)
Sergio Romanelli (UFSC)
Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Rosa Borges dos Santos (UFBA)
Mabel Meira Mota (UFBA)
Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)
Paula Guerra (Universidade do Porto)
Douglas De Sousa (UEMA)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)
Henrique Borralho (UEMA)
Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)
Elizabeth Hazin (UnB)
Maria Aracy Bonfim (UFMA)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)
Diagramação
Francisco Hudson Pereira da Silva
Revisão
Os autores.
Periodicidade
Bianual
Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI
R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 3213-7441