Acervo Projeto Chapéu de Palha: a produção teatral como espaço de revisitação da memória

  • Autor
  • Isabela Santos de Almeida
  • Resumo
  •  

    No palco, corpo e voz dão a tônica da cena, envolvem e emocionam os espectadores, atualizando, a cada apresentação, o poder catártico do teatro; uma vez finalizado o espetáculo, restam seus registros fragmentários que permitem apenas entrever a cena. Visando compreender a dinâmica do teatro baiano no período da ditadura civil-militar, nós, pesquisadores da Equipe Textos Teatrais Censurados (IL/UFBA), colecionamos, organizamos, lemos e damos a conhecer os mais diversos materiais que rememoram fatos quase esquecidos da história do teatro na Bahia. O presente trabalho propõe-se a trazer para a discussão sobre a história do teatro baiano o Projeto Chapéu de Palha, uma atividade desenvolvida entre os anos de 1980 e 2006, que visava valorizar a identidade cultural dos diferentes municípios da Bahia, ao tempo em que promovia formação e capacitação para artes cênicas. O projeto se desenvolvia em formato de oficinas ministradas por técnicos vinculados à FUNCEB e, ao final de 22 dias, a experiência culminava num espetáculo teatral, que fazia referência a lendas locais e acontecimentos históricos que marcaram a cidade em questão. Do projeto resultou um conjunto documental constituído por textos teatrais datiloscritos (em testemunho único), recortes de jornal, ofícios, cartas, apostilas de oficinas, dentre outros depositados no Núcleo de Acervo do Espaço Xisto Bahia, referentes prioritariamente às atividades desenvolvidas nos anos 1980, período do qual iremos nos ocupar. Esses documentos foram digitalizados, descritos e inventariados conforme metodologia proposta por Borges (2018), constituindo o Acervo Projeto Chapéu de Palha. O referido acervo foi tomado como objeto de leitura, o que propiciou a identificação dos textos teatrais oriundos do Projeto Chapéu de Palha como um espaço de revisitação da memória (RICOEUR, 2007) das cidades e de afirmação das identidades culturais (HALL, 2001).

     

  • Palavras-chave
  • Projeto Chapéu de Palha. Crítica Filológica. Teatro baiano.
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441