Canções de meu caminho: da edição crítica à hiperedição.

  • Autor
  • Taylane Vieira dos Santos
  • Resumo
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    O referente estudo busca compartilhar as pesquisas realizadas nas fontes documentais do acervo do escritor Eulálio de Miranda Motta relacionadas à obra poética Canções de meu caminho. O livro foi publicado pela primeira vez em 1948 e teve uma segunda edição em 1983. Segundo Eulálio Motta, a segunda edição esgotou-se em menos de noventa dias. Imediatamente ele começou a trabalhar na organização de uma terceira edição que não veio a lume, no entanto, é considerada um projeto editorial tendo em vista a sua estrutura orgânica, a presença de vários textos passados à limpo e indicações presentes em manuscritos inéditos de que fariam parte da terceira edição de Canções de meu caminho. Após a realização da edição crítica, produzida no mestrado, a obra passou a reunir 86 textos, 69 éditos e 17 inéditos que se apresentam em formato de sonetos, poemas livres, trovas e cantigas e refletem a trajetória literária e as identidades do escritor. Na Filologia, o texto é que determina o tipo de edição a ser realizada pelo editor; a práxis filológica é desenvolvida de acordo com a necessidade exigida pelo objeto de estudo. Diante das características dos textos que compõem a obra em análise, percebeu a necessidade de realizar uma edição que vá além do estabelecimento do texto, que atenda às suas particularidades, a sua extensão, que apresente a interação existente entre os textos com a infinidade de paratextos disponíveis no acervo. Desse modo, a Crítica textual passa a dialogar com as Humanidades digitais para desenvolver a hiperedição da obra em questão. A edição digital amplia o acesso aos textos e potencializa as singularidades do corpus ao explorá-lo em todas as dimensões: linguístico, material e contextual. A pesquisa é subsidiada pelos conhecimentos da Crítica textual, Crítica genética, Sociologia dos textos e Humanidades digitais.

     

  • Palavras-chave
  • Acervo. Eulálio Motta. Edição.
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441