Hiperedição e acervo hipermídia da dramaturgia censurada de Roberto Athayde

  • Autor
  • Fabiana Prudente Correia
  • Resumo
  •  

    Considera-se a interface Filologia e Arquivo, à luz das Humanidades Digitais, que compreendem tecnologia digital e ciências humanas e sociais sob perspectiva transdisciplinar, para analisar a história cultural das práticas de escrita e transmissão dos textos teatrais censurados, e apresentar, neste trabalho, uma hiperedição como arquivo hipermídia, disponibilizada na Internet através do domínio www.acervorobertoathayde.com. Intitulada Roberto Athayde: dramaturgia censurada, a hiperedição dispõe de edições e acervo digital em que se expõe o conjunto de produções teatrais do dramaturgo carioca Roberto Athayde, submetidas à censura prévia estabelecida pelo Ato Institucional número 5, de 13 de dezembro de 1968. A hiperedição funciona como um acervo que integra o texto preparado filologicamente para leitura e toda a documentação censória que expressa o itinerário da censura sobre os textos. Além disso, apresentam-se também textos de jornais sobre as obras dramatúrgicas, programas dos espetáculos, fotos, diário da direção, poemas e outras produções intelectuais vinculadas aos textos teatrais e a outros documentos, organizados em série e subséries a partir dos dossiês de estudo que tratam de cada texto, a saber: O reacionário, Um visitante do alto, Manual de sobrevivência na selva, Apareceu a Margarida, Os desinibidos, Crime e impunidade, No fundo do sítio. Caracterizados por manifestar o engajamento do autor em diversos temas políticos e sociais que enfrentam o senso comum da consciência burguesa e o conservadorismo moral brasileiro, os textos teatrais de Roberto Athayde, objetos desta apresentação, produzem diversos letramentos políticos e sociais sobre o período do golpe civil-militar de 1964-1984. Dessa forma, a hiperedição realizada pode, enquanto arquivo hipermídia, promover descentramentos sucessivos da história da literatura brasileira, democratizando o acesso à informação e criando, através do hipertexto digital, novos gestos de leitura e circulação social de textos.

  • Palavras-chave
  • Filologia, Arquivo, Humanidades Digitais, Hiperedição, Texto teatral censurado.
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441