UMA PROPOSTA COMPARATIVA E SOCIOCRÍTICA À LUZ DA CRIAÇÃO POÉTICA DE ELIZABETH BISHOP

  • Autor
  • Douglas Lima Rodrigues
  • Co-autores
  • Elisabete da Silva Barbosa
  • Resumo
  •  

     

    O presente trabalho tem  como finalidade desenvolver uma análise sociocrítica acerca da comparação dos processos criativos dos poemas Pink Dog e The Burglar of Babylon publicados no livro Questions of Travel (1965) da escritora estadunidense Elizabeth Bishop (1911-1979). O intuito é observar as semelhanças nos processos de construção dos referidos poemas através de uma abordagem sócio-histórica dos manuscritos (MITTERAND, 2014). Intenciona-se rastrear nos jornais da época, as possíveis fontes de inspiração para a criação dos textos,  já que Bishop afirmou em entrevista que The Burglar of Babylon, por exemplo,  foi composto a partir de frases retiradas dos noticiários. Além disso, considerando que a espacialidade é uma categoria presente na obra da escritora e pouco explorada nos estudos literários (BARBOSA, 2016), objetiva-se também elucidar como os espaços extraliterários são mapeados, como dialogam entre si e são reelaborados no território poético. Nesse sentido, a Crítica Genética (SALLES, 2008), enquanto ciência transdisciplinar, oferece possibilidades de proceder estudo comparativo dos textos literários desde o estágio embrionário até a publicação, elucidando, por meio da investigação processual, os movimentos escriturais de Bishop a partir de seu aspecto social, histórico e espacial.  Além disso, esta pesquisa possibilita demonstrar que, para além de uma poesia que pode ser abordada a partir dos aspectos descritivo, paisagístico  (SANTIGO, 2000) ou semiótico (ANASTÁCIO, 1999), a escrita de Bishop também abarca uma dimensão sociocrítica, principalmente no que se refere aos poemas recortados para este estudo. Ambos os textos evocam a  representação da desigualdade socioespacial, a violência e a criminalidade no Brasil. A partir do estudo da gênese, pode-se observar o mapeamento dos espaços extraliterários  e suas questões sócio-históricas na construção de representações poéticas das tristes realidades atemporais de uma parcela considerável da população brasileira.

  • Palavras-chave
  • Crítica Genética, Abordagem Comparativa, Espaço Literário, Sociocrítica.
  • Área Temática
  • ENTRE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: FONTES, MÉTODOS E PROCESSOS CRIATIVOS
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441