FORMAR-SE, UMA INTERROGAÇÃO PERMANENTE: NARRATIVAS E REFLEXÕES DA AUTOFORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA NA RENOVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Rosanne Pereira de Sousa Correia
  • Co-autores
  • Rosangela Pereira de Sousa
  • Resumo
  •  

    Refletir o processo dinâmico, complexo e inquietador do formar-se permanentemente, reluz sobre o reforço, desejo e vontade dos sujeitos regular, orientar e gerir cada vez mais eles próprios o seu percurso educativo. Assim, as narrativas de autoformação individual e coletiva implicam e influenciam as possibilidades de formação e renovação da prática pedagógica. Desse modo, objetivou-se neste artigo, analisar as narrativas a partir do processo de autoformação individual e coletiva que projeta a renovação da prática pedagógica. Embasados nas pesquisas de Pineau (2008), Galvani (2002), Passeggi (2011), Souza (2011), o trabalho foi referenciado.  A investigação centrou-se na metodologia qualitativa, nomeadamente, numa das vertentes do método biográfico, a narrativa autobiográfica. Através da elaboração de narrativas de professoras da educação básica de Teresina - PI que compartilham suas experiências vividas individualmente, com os outros e nos contextos de modo geral. Constatou-se, que o caminhar individualmente e dialogicamente é fortemente formado pelas influências recebidas da família, bem como pelas experiências vividas nas instituições de ensino durante a formação, em que foram adquirindo aprendizagens favorecedoras do pensar crítico e para a renovação da prática pedagógica. O estudo também contribuiu para uma maior compreensão acerca do método de autoformação, a partir de sua dupla função investigativa e formativa, pois as mudanças no ensino ocorreram a partir das narrativas socializadas.    

     

  • Palavras-chave
  • Autoformação Individual e Coletiva. Narrativas. Prática Pedagógica.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441