A IMPORTÂNCIA DA ARQUIVÍSTICA NA ORGANIZAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO: O DOSSIÊ DE ANTÔNIO MENDES DE OLIVEIRA

  • Autor
  • Brígida Prazeres Santos
  • Co-autores
  • Isabela Santos de Almeida
  • Resumo
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    Esta comunicação é voltada para discutir a organização do acervo de Antônio Mendes de Oliveira, com o objetivo de tornar conhecida sua dramaturgia, visto que Mendes foi advogado, teatrólogo, dramaturgo, teve grande atuação no teatro amador. Produziu dramaturgia no período da ditadura militar, seus textos, sob o crivo da censura sofreram cortes de natureza diversa, assim sendo, tem grande contribuição para o teatro negro na Bahia. Partindo do estudo de seus textos, consideramos os arquivos censórios, entrevistas com sujeitos que conheceram Mendes e suas obras e tudo que aponta para o processo de transmissão, circulação e recepção dos textos literários no âmbito da dimensão pública da escrita. A fundamentação teórica para a formação do dossiê arquivístico foi constituída a partir de Souza (2020); Borges (2019); Barreiros (2014); Zilberman (2009); Artièrs (1998); Belloto (2012) entre outros. A partir das leituras e reflexões demos início à constituição do Arquivo Antônio Mendes de Oliveira (AAMO) que até o momento consta de seis textos teatrais, a saber: Contos de senzala (1977); A viagem ou Cela 17 (1978); Anarquia (1978); O Chefe (1978); Felizes os convidados da vovó Ester (1983); Eme prá você (1987), que estão sendo devidamente catalogadas juntamente com os pareceres e documentos censórios das mesmas. Os documentos foram digitalizados, capturados através da escanerização, e tiveram suas imagens tratadas para fins de arquivamento, fazendo-se a indexação e catalogação dos mesmos. A ficha-catálogo utilizada para a constituição do dossiê é feita considerando a metodologia desenvolvida por Borges (2018) e amplamente utilizada pelos membros da Equipe Textos Teatrais Censurados (ETTC/IL/UFBA) no Arquivos Textos Teatrais Censurados (ATTC). Esta discussão e organização do dossiê é de grande relevância para evidenciar e atualizar a memória do teatro baiano, trazendo figuras relevantes, mas ainda desconhecidas do grande público.

     

  • Palavras-chave
  • Arquivística literária. Crítica Textual. Censura. Acervo pessoal. Organização de dossiê.
  • Área Temática
  • ARQUIVÍSTICA LITERÁRIA, CRÍTICA TEXTUAL E GENÉTICA: DO PRÉ-TEXTO AO PÓS-TEXTO
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441