Trabalhos sobre aquisição de ortografia geralmente tomam o texto escrito pelo aluno como objeto de análise, mas pouco se sabe sobre o que acontece quando o aluno reconhece problemas ortográficos no momento em que está escrevendo um texto e o que comenta sobre ele. Este estudo tem por objetivo descrever estes dois aspectos (reconhecimento e comentário) em processos de escritura colaborativa em pares. A partir do campo investigativo proposto pela Genética Textual, dentro de uma abordagem dialógica e enunciativa, tomaremos como unidade de análise tanto o manuscrito quanto o diálogo estabelecido entre os alunos de uma dupla, enquanto combinam e escrevem histórias inventadas. Utilizando como recurso metodológico um sistema de captura multimodal, capaz de registrar simultaneamente a interação entre os alunos e o que está sendo escrito (Sistema RAMOS), coletamos 6 processos de produção textual de uma mesma dupla de alunas (B, 07:09 e L, 07:05) portuguesas. Identificamos 5 tipos de problemas ortográficos (PO) relacionados ao manuscrito e ao texto em curso, e descrevemos os pontos do processo de escritura em que as alunas reconhecem, enquanto objeto textual, e os comentam, visando sua modificação no texto em curso. Definimos esses eventos como "rasuras orais comentadas"(ROC). Identificamos 197 problemas ortográficos nos produtos, dentre os quais 116 (59%) estão visíveis no manuscrito. A respeito dos PO comentados (76 ou 38,5% do total), tivemos 57% de problemas rasurados e comentados, 5% de problemas não rasurados, mas comentados, que são aqueles que são visíveis no manuscrito por apresentarem incorreção ortográfica e 38% (29) de PO não visíveis no manuscrito, sendo identificados somente por meio da análise do processo. Por fim, é importante salientar a relevância da metodologia utilizada. Por meio da Escrita Colaborativa e do Sistema RAMOS foi possível ter acesso ao texto dialogal estabelecido pelas alunas durante o processo de escritura em tempo real, o que nos oportunizou descobrir que uma parte significativa dos problemas discutidos pelas alunas não resultaram em marcas de rasura no manuscrito.
O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.
Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.
Editor(a)
Márcia Edlene Mauriz Lima
Corpo Editorial
Lanna Caroline Almeida (UFPI)
Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)
Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)
Aparecido José Cirillo (UFES)
Eduardo Calil (UFAL/CNPq)
Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)
Maria do Amparo Ferro (UFPI)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)
Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)
Sergio Romanelli (UFSC)
Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Rosa Borges dos Santos (UFBA)
Mabel Meira Mota (UFBA)
Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)
Paula Guerra (Universidade do Porto)
Douglas De Sousa (UEMA)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)
Henrique Borralho (UEMA)
Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)
Elizabeth Hazin (UnB)
Maria Aracy Bonfim (UFMA)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)
Diagramação
Francisco Hudson Pereira da Silva
Revisão
Os autores.
Periodicidade
Bianual
Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI
R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 3213-7441