UMA VIAGEM GASTRONÔMICA PELO PIAUÍ: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS FOLDERS TURÍSTICOS

  • Autor
  • DOMINGOS ALVES DE CARVALHO JÚNIOR
  • Co-autores
  • ANTONIO JOSINALDO SILVA BITENCOURT
  • Resumo
  •  

    Uma viagem gastronômica a diversos lugares do estado do Piauí, a partir do material de divulgação do turismo. Folders, cartazes, guias turísticos, cadernos de turismo ou de cultura em jornais, foram desde a primeira metade da década de 1970, responsáveis pela divulgação dos atrativos turísticos no Piauí. O litoral, a Lagoa do Portinho, o Parque Nacional de Sete Cidades, o artesanato, o doce de casca de limão, foram divulgados como os grandes atrativos do Piauí até meados dos anos de 1990, quando o Parque Nacional Serra da Capivara e depois o da Serra das Confusões, além de Oeiras, Amarante e Pedro II, passaram a configurar um novo cenário do turismo no estado. A partir de uma análise conteudista e temática do material de divulgação publicado nas campanhas publicitárias fomentadas pelo poder público, no que tange a gastronomia nesses meios de divulgação. Os hábitos alimentares são experiências consolidadas através do tempo e por isso se transforma em simbolismo e representações culturais. Não obstante, o uso da alimentação pelos turistas transcende o tipo de viagem que se está realizando. Independente do destino se voltar à gastronomia, a cultura, ao meio ambiente natural ou outro elemento, os visitantes sempre demandarão estabelecimentos de alimentação e sempre poderão ser atraídos pela culinária de um lugar. Essa presença constante no cotidiano e na tomada de decisões dos visitantes faz com que os atrativos gastronômicos sejam mais fáceis de serem desenvolvidos vinculados a outras atrações. Dessa forma interessa-nos problematizar algumas questões que pontuaram a investigação. Como se constrói a imagem gastronômica de um lugar a partir da divulgação turística? Qual a identidade gastronômica a mídia turística construiu para o estado do Piauí? Qual a relação foi estabelecida entre a gastronomia e os atrativos turísticos das diferentes regiões do estado a partir da folheteria turística? A pesquisa foi realizada no acervo do Sindicato dos Guias de Turismo do Piauí e nos acervos particulares dos Guias de Turismo do Piauí, foram consultados os folders, guias turísticos, cartões telefônicos.

     

  • Palavras-chave
  • Gastronomia, turismo, acervo histórico.
  • Área Temática
  • ENTRE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: FONTES, MÉTODOS E PROCESSOS CRIATIVOS
Voltar

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441