Uma força entre os caibros: da construção narrativa em Osman Lins

  • Autor
  • Elizabeth Hazin
  • Resumo
  • Em acervos muitas vezes inexplorados e à espera do olhar interessado do pesquisador, acumulam-se documentos de importância fundamental para a história das ideias e da literatura em particular: na maior parte inéditos, inúmeros de caráter metalinguístico, estes documentos constituem importantes fontes de informação acerca de obras e de autores, trazendo resultados importantíssimos para a crítica genética, abordagem que visa a estabelecer o itinerário de uma obra, mediante o cotejo de variantes e o estudo dos rascunhos e apontamentos prévios à sua fatura. Partindo de manuscrito encontrado no Arquivo Osman Lins, depositado no Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa, correspondente a versão anterior da narrativa “Um ponto no círculo” (Nove, novena), essa comunicação pretende transformar a análise de tal manuscrito e seu cotejo com a publicação em chave para uma leitura mais aguda da mesma, através da captação de significados até então mantidos em estado de latência.Trata-se de trabalho que merece o tempo a ele dedicado, pois, segundo o autor, esse conto corresponderia à essência de seu fazer literário. Em carta a Álvaro Machado, datada de 13 de fevereiro de 1972, dirá: “Sua interpretação do livro muito me tocou. Apanhou quase todos os aspectos importantes ali existentes, embora não fosse muito o espaço de que dispunha. O fato de haver citado e posto em evidência O Ponto no Círculo revela, da sua parte, um faro excepcional. Sabe? É, dentre as narrativas constantes do livro, uma das que menos despertam a atenção dos críticos. Eles se empenham em narrativas mais amplas, deixando um pouco de lado esta que o atraiu e que é, de todas, talvez a mais importante. Não, é claro, como estrutura ou pesquisa; mas pela sua função dentro da coletânea. Nela, estão reunidos todos os pontos que poderiam constituir a minha ‘poética’. A compreensão desse conto é a compreensão de todo o livro, e, possivelmente, do que eu venha a escrever depois”.

  • Palavras-chave
  • Osman Lins; Nove, Novena; Gênese Textual; Estratégias Narrativas.
  • Área Temática
  • “QUANDO AGORA FOI OUTRORA?”: NOVAS LEITURAS DO TEXTO OSMANIANO A PARTIR DE INCURSÕES EM ARQUIVOS
Voltar

O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441