NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO

  • Autor
  • LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL NUNES
  • Co-autores
  • MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA LIMA
  • Resumo
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    Este trabalho diz respeito a recorte de pesquisa realizada junto ao Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Federal do Piauí- UFPI. Reflete inquietações profissionais e pessoais acerca da formação profissional docente a partir da narrativa de caráter biográfico. Tem como objetivo narrar itinerários docentes e formativos. Compreende que a narrativa não é apenas um relato, pois se configura como prática passível de avaliação e reflexão acerca de atos, na qual o narrador se pega a avaliar e a refletir sobre seu percurso formativo e sobre sua prática educativa, uma vez que a escolha de um caminho a percorrer traz implicações e consequências, a exemplo da decisão de ser professora, que implica na responsabilidade de colocar em jogo a formação da pessoa, formação que se prolonga durante o exercício profissional docente. Compreende, ainda, que o corpo e o olhar contam histórias e que não se conhece os dramas existenciais sem por meio das narrativas, visto que elas se constroem a partir de uma sintaxe que organiza os fatos de modo a formar um todo com princípio, meio e fim. Essa articulação das partes constrói relação de causa e efeito. Por meio da narrativa as pessoas tornam-se personagens de suas histórias. O estudo dá mostras que contar a própria história acadêmico-profissional por meio da narrativa é dar forma às experiências vivenciadas, ou seja, é dar a essas experiências uma história, um formato narrativo. O estudo ora proposto constitui-se de uma narrativa acadêmico-profissional e está assentado a partir das ideias de Delory-Momberger (2012), Bolívar (2002), dentre outros que discutem a temática.

     

     

  • Palavras-chave
  • Narrativa Biográfica. Formação Docente. Prática Educativa.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441