Apesar do estatuto periférico ou paratextual que lhe anda atribuído no conjunto da Obra de um autor (Leriche & Pagès, 2012: 1-3), o epitexto confidencial (Genette, 1987: 342) constitui um valioso repositório para os estudos textuais e de edição, revelando muitas vezes o contributo de fontes exogenéticas e a maturação colaborativa da endogénese literária (Debray-Genette, 1979: 31) durante as várias fases redacionais e pré-editoriais (De Biasi, 2012: 94).
No caso do poeta português Pedro Homem de Mello (1904-1984), a correspondência recebida (atualmente no espólio E14 da Biblioteca Nacional e também na posse da família Homem de Mello) permite, antes de mais, auscultar a rede de relações em que o escritor se movia e alguns circunstancialismos que rodearam a composição e publicação das suas obras. No entanto, são sobretudo as cartas enviadas pelo autor (e por isso dispersas nos espólios de vários companheiros de letras) que se revestem de maior interesse para a crítica genética, ora por referirem os livros que o poeta trazia em mãos, ora por trazerem apensos testemunhos autógrafos da sua poesia, tanto édita, como inédita. Além de numerosas cópias de autor (Duarte, 1994: 15) – com as transcrições limpas que representam a fase terminal da génese ou as versões que, em determinado momento, foram consideradas merecedoras de oferta pessoal e envio à imprensa periódica – podemos encontrar também no epistolário de Pedro Homem de Mello alguns rascunhos que documentam hesitações redacionais e correções à forma e ao sentido do texto.
Esta comunicação pretende apresentar uma cartografia dos testemunhos genéticos da poesia melliana, atualmente dispersos nos arquivos e coleções de alguns escritores contemporâneos, nomeadamente: Vasco de Lima Couto (na Casa-Museu, em Constância), Natália Correia (na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada), Vitorino Nemésio, Cabral do Nascimento, Sophia de Mello Breyner Andresen, Natércia Freire e Ruben A. (na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa), José Régio (no Centro de Estudos Regianos, em Vila do Conde), Alberto de Serpa e Eugénio de Andrade (na Biblioteca Pública Municipal do Porto). Será dado particular destaque ao espólio deste último poeta, a quem Pedro Homem de Mello enviou 37 autógrafos de poesia e 123 itens de correspondência, incluindo um conjunto de missivas datado de junho de 1970, onde se documentam ocorrências de revisão colaborativa ao nível da epigénese (Van Hulle, 2011).
Referências bibliográficas:
Genette, Gérard. 1987. Seuils. Paris: Éditions du Seuil.
De Biasi, Pierre-Marc. 2012. “Correspondance et genèse. Indice épistolaire et lettre de travail: le cas Flaubert”. Genèse & Correspondances, ed. Fraçoise Leriche & Alain Pagès. Paris: Item-Éditions des Archives Contemporaines, pp. 71-108.
Debray-Genette, Raymonde. 1979. “Poétique et génétique: le cas Flaubert”. Essais de Critique Génétique. Paris: Flammarion.
Duarte, Luiz Fagundes. 1994. Álbum de Autógrafos de Escritores Portugueses. Lisboa: Associação Portuguesa de Escritores.
Leriche, Françoise; Pagès, Alain. 2012. “Avant-propos”. Genèse & Correspondances, ed. Fraçoise Leriche & Alain Pagès. Paris: Item-Éditions des Archives Contemporaines, pp. 1-10.
Van Hulle, Dirk. 2011. “Modern Manuscripts and Textual Epigenetics: Samuel Beckett’s Works between Completion and Incompletion”. Modernism/Modernity, 18 (4): 801-812.
O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.
Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.
Editor(a)
Márcia Edlene Mauriz Lima
Corpo Editorial
Lanna Caroline Almeida (UFPI)
Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)
Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)
Aparecido José Cirillo (UFES)
Eduardo Calil (UFAL/CNPq)
Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)
Maria do Amparo Ferro (UFPI)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)
Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)
Sergio Romanelli (UFSC)
Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Rosa Borges dos Santos (UFBA)
Mabel Meira Mota (UFBA)
Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)
Paula Guerra (Universidade do Porto)
Douglas De Sousa (UEMA)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)
Henrique Borralho (UEMA)
Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)
Elizabeth Hazin (UnB)
Maria Aracy Bonfim (UFMA)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)
Diagramação
Francisco Hudson Pereira da Silva
Revisão
Os autores.
Periodicidade
Bianual
Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI
R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 3213-7441