Nos últimos anos - designadamente após 2013 -, o Porto emergiu com uma forte dinamização de cenas culturais e criativas diversas marcadas por um tom cosmopolita. Depois de um longo sono de Morfeu, a paisagem portuense assistiu a um movimento de revalorização da cidade com a reconfiguração atrativa de novas identidades artísticas e novas práticas criativas. Da reflexão encetada, procura-se desenhar e identificar as dinâmicas de fruição urbana de natureza cultural e artística, desenvolvidas na cidade do Porto e os seus protagonistas na última década, mapeando-os, explicando e compreendendo as suas lógicas, estratégias e percursos. Neste renascimento cultural, importa redescobrir os velhos espaços culturais-musicais, entretanto revitalizados, e, as novas rotas de manifestações artísticas. Este projeto, materializado num estágio junto do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto - concretamente no Departamento Municipal de Gestão Cultural e na Divisão dos Museus Municipais - pretende uma abordagem das dinâmicas artísticas e sua fruição, os seus protagonistas, assim como o plano das políticas culturais. Enfoque para as dinâmicas artístico-culturais municipais desde 2013. Entre fios (in)visíveis dispôs-se numa aproximação metodológica compreensiva e qualitativa – focada em onze casos de estudos alargados - em dando especial relevo às práticas artísticas de pendor mais alternativo que despoletaram e ou se afirmaram na cidade na última década, que teceram as teias cada vez mais complexas das dinâmicas culturais e artísticas portuenses. Situamo-nos num casulo de onze estudos de cenas portuenses: Artes, Barracuda, CCOP, Ferro Bar, Galeria Nuno Centeno, Maus Hábitos, Open Studio Campanice, Sismógrafo, Sonoscopia, Stop e Uma Certa Falta de Coerência, almejando ainda perspetivar a cena cultural e artística nos próximos anos pelo traçar de estratégicas, planos e redes de articulação culturais, artísticas e musicais.
O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.
Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.
Editor(a)
Márcia Edlene Mauriz Lima
Corpo Editorial
Lanna Caroline Almeida (UFPI)
Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)
Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)
Aparecido José Cirillo (UFES)
Eduardo Calil (UFAL/CNPq)
Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)
Maria do Amparo Ferro (UFPI)
Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)
Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)
Sergio Romanelli (UFSC)
Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)
Edina Regina Pugas Panichi (UEL)
Livia Sprizão de Oliveira (UEL)
Rosa Borges dos Santos (UFBA)
Mabel Meira Mota (UFBA)
Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)
Paula Guerra (Universidade do Porto)
Douglas De Sousa (UEMA)
Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)
Henrique Borralho (UEMA)
Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)
Elizabeth Hazin (UnB)
Maria Aracy Bonfim (UFMA)
Cacio José Ferreira (UFAM)
Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)
Diagramação
Francisco Hudson Pereira da Silva
Revisão
Os autores.
Periodicidade
Bianual
Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI
R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí
Telefone: (86) 3213-7441