A LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DO LEITOR

  • Autor
  • ROSANGELA PEREIRA DE SOUSA
  • Co-autores
  • Isabel Cristina Ribeiro da Silva
  • Resumo
  •  

    Na sociedade letrada atual, saber ler e atribuir significado ao que se lê é extremamente importante, pois se trata de uma competência decisiva à inclusão ou marginalização de uma pessoa. Para que todos tenham a oportunidade de se tornarem cidadãos, de fato e de direito, é dever da escola oportunizar o ensino da leitura a cada estudante. Ao longo da história da humanidade, as bibliotecas serviram à preservação e maturação do conhecimento, da cultura e dos dogmas sociais de um determinado povo. Por isso, a garantia do livre acesso às bibliotecas ou a obrigatoriedade de oferta desses espaços torna-se tão importante quanto à implementação de políticas de formação de leitores. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como é realizada a leitura na biblioteca escolar na escola Professor Raimundo Portela e sua influência na formação do leitor. Propôs-se pesquisar esse tema, tomando por base o seguinte questionamento: quais os desafios que o professor enfrenta no processo de formação de leitores, nos vários espaços da escola, sobretudo na biblioteca escolar? Tendo em vista compreender melhor sobre o tema, teve-se como suporte teórico ao estudo: Antunes (2000), Baldi (2009), Bordini (2010), Sousa (2009), entre outros, bem como os documentos legais que regem a criação e organização de bibliotecas, no país. A pesquisa foi realizada na abordagem qualitativa, sendo utilizada a observação e aplicação de questionários. Para sistematização dos dados utilizamos a análise de conteúdo, conforme Bardin (2010). A amostragem da pesquisa foram as professoras de língua portuguesa do ensino fundamental e a bibliotecária da referida escola. Com isso, buscou-se investigar como são realizadas as atividades de promoção da leitura na biblioteca escolar que objetivam à formação do leitor pelo viés de inovações metodológicas que venham a contribuir para o desenvolvimento intelectual e na melhoria da aprendizagem dos alunos nesse segmento de ensino. Portanto, essa análise permitiu constatar a falta de políticas de formação de leitores no espaço da biblioteca, as dificuldades em implementar atividades de fomento à leitura e como essas questões interferem no processo de formação de leitores, dificultando a inserção do aluno nas práticas sociais de leitura e escrita, além de limitar o desenvolvimento da cidadania  na sociedade em que atuam.

     

  • Palavras-chave
  • Leitura. Formação do leitor. Biblioteca escolar.
  • Área Temática
  • LEITURA LITERÁRIA, PRÁTICAS LEITORAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NARRATIVAS E FRUIÇÃO ESTÉTICA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441