O SOM DA TERRA COMO MATÉRIA DO PROCESSO CRIATIVO NA ARTE CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE SONIC PAVILION DE DOUG AITKEN

  • Autor
  • Thalles Nunes Gomes
  • Resumo
  •  

    Este trabalho contempla uma análise da obra Sonic Pavilion, do artista Doug Aitken, bem como aborda a perspectiva do som da terra como matéria do processo criativo, apreciando o encontro de arte, tecnologia e natureza em um mesmo ambiente. Esta obra fica localizada no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG) e consiste em um pavilhão circular de vidro, vazio, e abriga um buraco de aproximadamente 200m de profundidade, 25 cm de diâmetro, com uma série de 8 microfones para captar o som da terra. Interessante ressaltar que os sons produzidos nunca são repetidos e são ricos em frequências e texturas. O objetivo geral deste projeto é avaliar o som da terra e sua utilização como matéria do processo criativo para a compreensão do espaço de interação do apreciador nas obras de arte contemporâneas. O presente tema será valioso para melhor entender os rumos da arte atual, quando da utilização do som na obra do artista, considerando uma metodologia de pesquisa bibliográfica consistente em estudo exploratório-descritivo para melhor dissertar sobre o referido tema. Serão abordados alguns conceitos e esclarecimentos sobre a relação da natureza e cidade, usando da arte como instrumento de transformação de ambiente, a complexidade de processos de criação de artes visuais no processo de criação. Serão considerados as peculiaridades do Sonic Pavilion, possibilitando produção acadêmica sobre o tema do projeto no âmbito da arte pública, arte e natureza e música e som, especialmente sobre o conceito de paisagem sonora. Neste contexto, a percepção do apreciador/público é desenvolvida por meio de campo visual e sonoro, possibilitando apreciação de momento único.

  • Palavras-chave
  • Arte contemporânea, Doug Aitken, Sonic Pavilion, Processo de Criação, Música
  • Área Temática
  • PROCESSOS CRIATIVOS E PRÁXIS INTERDISCIPLINARES EM ARTES VISUAIS, MÚSICA E CINEMA
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O Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI promoveu o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia em Teresina-PI, ocorrido nos dias 24, 25 e 26 de março de 2021, visando difundir as pesquisas sobre gênese da criação e arquivologia, além de prestar homenagem aos 10 anos do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA/UESPI – um dos núcleos de pesquisa em crítica genética no Brasil. Esse evento bienal reuniu pesquisadores de todo o país e é organizado dentro das diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura; nas artes em geral, e ainda nos estudos da arquivologia. Em sua quinta edição, o V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia teve como sede a UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ, numa organização de Extensão e Pesquisa em Literatura do Grupo de Estudos em Memória e Acervos – NEMA, ligado à Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI. Nesse sentido, o V Simpósio Nacional em Crítica Genética e Arquivologia foi organizado em torno da perspectiva de discussão sobre o papel da crítica textual, da publicação de textos e do arquivamento destes, do processo de criação nas artes, da importância das fontes históricas e da edição crítica como produto final do estudo do manuscrito a ser publicado. Além disso, reforçou também as abordagens teóricas do conhecimento científico que ajudam a entender o processo criador e arquivístico, dentre elas: História da Literatura, Teoria da Literatura, Crítica Literária, História, Sociologia, Educação, Biblioteconomia e Arquivologia. Nesse ínterim, o formato prevê conferências, mesas-redondas, oficinas e simpósios temáticos.

Os Anais do V Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia reúne inicialmente os resumos dos trabalhos apresentados ao longo do evento, distribuindo-se em simpósios temáticos coordenados por pesquisadores de todo o Brasil. Os simpósios temáticos abrangeram elementos específicos referentes à edição crítica e à publicação dos mais diversos textos.

Editor(a)

Márcia Edlene Mauriz Lima

 

Corpo Editorial

Lanna Caroline Almeida (UFPI)

Lueldo Teixeira Bezerra (Centro Universitário Maurício de Nassau/PI)

Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI-PI/NEMA)

Aparecido José Cirillo (UFES)

Eduardo Calil (UFAL/CNPq)

Rosângela Pereira de Sousa (UESPI)

Maria do Amparo Ferro (UFPI)

Assunção de Maria Sousa e Silva (UESPI/UFPI)

Raffaella Fernandez (UFRJ/PACC)

Sergio Romanelli (UFSC)

Christiane Stallaert (Antwerpen Universiteit)

Edina Regina Pugas Panichi (UEL)

Livia Sprizão de Oliveira (UEL)

Rosa Borges dos Santos (UFBA)

Mabel Meira Mota (UFBA)

Ana Cristina Meneses de Sousa (UESPI)

Paula Guerra (Universidade do Porto)

Douglas De Sousa (UEMA)

Emanoel Cesar Pires de Assis (UEMA)

Henrique Borralho (UEMA)

Silvana Maria Pantoja dos Santos (UEMA/UESPI)

Elizabeth Hazin (UnB)

Maria Aracy Bonfim (UFMA)

Cacio José Ferreira (UFAM)

Francisco Hudson Pereira da Silva (NEMA/UESPI)

 

Diagramação

Francisco Hudson Pereira da Silva

 

Revisão

Os autores.

 

Periodicidade

Bianual

 

Núcleo de Estudos em Memória e Acervo - NEMA/UESPI

R. João Cabral - Matinha, Teresina - PI, 64002-150 - Teresina - Piauí

Telefone: (86) 3213-7441