POTENCIAL DIDÁTICO DA COLEÇÃO DE CRUSTÁCEOS DO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UFRPE: INVENTÁRIO TAXONÔMICO E DIVERSIDADE DE HÁBITOS E HABITATS

  • Autor
  • Julia Gabriela Albuquerque de Moura
  • Co-autores
  • Jean Tácio Tôrres de Lira , Maria Eduarda Serafim de Morais , Marcela Oliveira da Silva , Mauro de Melo Júnior
  • Resumo
  • Este trabalho apresenta uma análise sobre a coleção didática de crustáceos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Recife), enfocando a importância das coleções científicas para o ensino, pesquisa e extensão em Ciências Naturais. Os crustáceos, como caranguejos, camarões e lagostas, são grupos zoológicos fundamentais para atividades educacionais e são importantes indicadores de mudanças ambientais. O objetivo do estudo foi inventariar os crustáceos da coleção didática e explorar suas potencialidades didáticas, contribuindo para a divulgação científica do grupo. Os dados foram obtidos através de um levantamento minucioso dos crustáceos presentes na coleção, que conta com 266 potes de indivíduos pertencentes às classes Malacostraca, Thecostraca e Copepoda, armazenados em recipientes de vidro com álcool 70%. O estudo revelou que a coleção abriga, pelo menos, 170 gêneros, com uma predominância de exemplares dos gêneros Callinectes, Megabalanus e Panulirus. A classe Malacostraca é a mais comum, representada em 197 potes, enquanto Thecostraca e Copepoda estão presentes em 68 e 1 pote, respectivamente. A conservação da coleção foi avaliada com base no estado dos exemplares, sendo classificados em três categorias: ótimo, intermediário e em péssimo estado. Cerca de 88% dos exemplares estão em condições adequadas, possibilitando seu uso em aulas práticas, mas aproximadamente 12% apresentam danos que comprometem o ensino de sua morfologia. Além disso, foram analisados os hábitos alimentares dos crustáceos presentes na coleção, sendo identificados representantes detritívoros, necrófagos, onívoros, suspensívoros, carnívoros e herbívoros exclusivos. Quanto aos hábito, a maioria dos exemplares é bentônico vágil (71%), seguido por bentônico séssil (26%) e planctônico (<1%). Com base nos resultados, conclui-se que a coleção de crustáceos da UFRPE é de grande importância, apresentando uma alta diversidade de gêneros e hábitos alimentares. No entanto, alguns gêneros estão super representados, enquanto outros, como crustáceos planctônicos, são escassos. Recomenda-se avaliações periódicas das coleções similares para evitar a coleta excessiva de espécimes de espécies com boa representatividade numérica e em bom estado de conservação. Em suma, a coleção didática em questão representa uma valiosa fonte de informação para o ensino e pesquisa em Ciências Naturais, permitindo aos estudantes uma maior compreensão da diversidade morfológica, hábitos e habitats desses grupos zoológicos. A manutenção adequada dessas coleções é essencial para garantir seu uso contínuo por várias gerações de professores e alunos.

  • Palavras-chave
  • coleção didática, crustáceos, inventário, acervo, aulas práticas
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino de zoologia
Voltar Download
  • Biogeografia
  • Ecologia Geral
  • Taxonomia (Invertebrados)
  • Taxonomia (Vertebrados)
  • Ecologia (Invertebrados)
  • Ecologia (Vertebrados)
  • Ensino de zoologia
  • Etnozoologia
  • Paleontologia (Invertebrados)
  • Paleontologia (Vertebrados)
  • Parasitologia
  • Zoologia Aplicada
  • Genética/Evolução

Comissão Organizadora

XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS

Comissão Científica

Jose Souto Rosa Filho

Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO

 

Rede Social do evento

  • @instasnz

Sociedade Nordestina de Zoologia

  • contato@snz.net.br
  • www.snz.net.br
  • facebook.com/SNZool