O laboratório de Zoologia e Parasitologia Animal (LZPA) possui um grande acervo biológico para fins didáticos e científicos, tendo sob seus cuidados exemplares que são mantidos em via úmida e via seca, esse material é utilizado por discentes do curso e também pela população em geral (principalmente escolas da região). Devido a essa alta demanda em uso os exemplares mantidos precisam receber cuidados específicos e contínuos para que possam se manter aptos para o uso. Após o período de pandemia, em que todos passamos, a coleção zoológica do LZPA foi mantida sem os cuidados necessários para que seja evitado a perca de material, durante esse período de quase dois anos o laboratório em questão teve suas atividades acadêmicas suspensas e o fluxo de pessoas no mesmo diminuiu drasticamente, com isso muitos exemplares que eram mantidos principalmente em via úmida tiveram sua integridade física comprometida por problemas como falta de líquido conservante, decomposição, contaminação fúngica entre outros. Ao ser reestabelecido o acesso ao laboratório no período pós pandêmico viu se a necessidade imediata de cuidar desses exemplares que já apresentavam estágios parciais ou totais de decomposição ou alguma característica que denotava que o organismo em questão estava se tornando inviável para atividades práticas educativas ou científicas. As atividades de curadoria tiveram como foco identificar dentre a coleção quais exemplares precisavam de atenção imediata, necessitando de reposição de líquido substituição de recipiente ou retirada de tecidos contaminados com fungos ou em decomposição. Durante a triagem da coleção foi possível identificar e reparar muitos problemas relacionados ao armazenamento e manutenção da coleção, contudo muitos exemplares precisaram ser descartados devido ao estado que foram encontrados, essa situação seria facilmente evitada caso as atividades de curadoria tivessem sido mantidas no laboratório durante a pandemia. Outra situação presenciada foi o armazenamento de espécimes em locais inapropriados, estando indivíduos de níveis taxonômicos diferentes alocados nos mesmos recipientes, todo esse material foi triado, realocando e identificado, quando possível, conferindo aos mesmos os níveis taxonômicos mais específicos possível. Essas ações permitem que a coleção esteja disponível por um tempo muito maior para o uso da comunidade acadêmica e também pela comunidade local, podendo assim considerar a coleção didática zoológica como uma ponte que interliga a instituição de ensino com a comunidade em geral.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia