A construção de estradas e rodovias é uma importante fonte de fragmentação de habitat, resultando em alterações microclimáticas e nas interações biológicas. O uso de tais vias pode intensificar condições ambientais negativas, impactando a fauna local por reduzir a disponibilidade de alimentos e abrigos. No contexto das aranhas, a intensidade do tráfego pode induzir mudanças fisiológicas que resultam em uma redução do tamanho corporal. Diante disso, neste estudo foi avaliado o efeito da intensidade do tráfego sobre o tamanho corporal da aranha de teia orbitela Micrathena schreibersi. Ao todo foram coletadas 272 aranhas, onde os resultados mostraram que em estradas em uso houve uma redução no tamanho corporal (W=9539,5; p<0,001), com o prossoma 9,37% maior em indivíduos da área com baixo tráfego. A redução do tamanho corporal de M. schreibersi pode estar relacionada com diminuição das presas ou com a disponibilidade de alimentos com baixo valor nutricional, uma vez que em aranhas construtoras de teia seu comprimento é fortemente ligado com o tamanho da teia, com algumas espécies usando o próprio corpo como medida para a construção da teia. Portanto, sugere-se que a aranha M. schreibersi, devido à sua sensibilidade às perturbações antrópicas, possa ser considerada uma espécie indicadora natural do ambiente. Dessa forma, é pressuposto que características fisiológicas dessas aranhas podem fornecer informações valiosas sobre a saúde e integridade dos ecossistemas em resposta às atividades humanas.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia