O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ANELÍDEOS

  • Autor
  • Rebeca Milena de Oliveira
  • Co-autores
  • Leyla patrícia Alves da Silva , Vânia Vieira de Santana , Betânia Cristina Guilherme
  • Resumo
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    A sequência didática interativa constitui-se em um conjunto de estratégias de metodologia inovadora da maneira de ensinar, sendo composta de atividades  e intervenções que são planejadas para atingir um ou vários objetivos didáticos acerca do conteúdo. Tais estratégias são bastante eficazes para serem construídas no ensino das ciências, principalmente da biologia, onde a maioria dos conteúdos podem ser comprovados e explorados pelos educandos, promovendo a curiosidade e uma melhor associação dos conteúdos. O objetivo deste trabalho é analisar se o uso de sequências didáticas, integradas às aulas teóricas, têm um efeito positivo em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio de acordo com os temas de biologia. A sequência didática que foi utilizada abordava as seguintes temáticas: Anelídeos (em específico oligoquetas),onde foram apresentadas minhocas para realização de experiências ,bem como para estudo das características do filo em questão; e Compostagem, que foram utilizadas garrafas pet, serapilheira, materiais orgânicos e minhocas no destino da construção de composteiras com sentido de redução do lixo orgânico e utilização do adubo natural para horta na escola. Os participantes desta pesquisa foram os estudantes do primeiro ano A da Escola de Referencia em Ensino Fundamental e Médio Antônio Correia de Araújo, durante aplicação de sequência didática executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) do núcleo de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação dos participantes e questionário.Por fim, os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD),no qual o projeto consta com a aprovação do Comitê de Ética Humana da UFRPE (nº 4.933.983). Ao decorrer das observações foi notada a participação, o interesse e o empenho dos estudantes durante as atividades práticas, curiosidade e questionamentos durante as atividades teóricas. Registramos que a integração das práticas com a teoria ajudaram os discentes a compreender e mobilizar conhecimentos sobre os temas abordados em sala de aula através das atividades, revelando ainda que o uso de sequências didáticas contribuiu para tornar as aulas mais atrativas, ajudando no interesse pelos temas associados à biologia.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • sequência didática, anelídeos, composteira, pibid
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino de zoologia
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