A sequência didática interativa constitui-se em um conjunto de estratégias de metodologia inovadora da maneira de ensinar, sendo composta de atividades e intervenções que são planejadas para atingir um ou vários objetivos didáticos acerca do conteúdo. Tais estratégias são bastante eficazes para serem construídas no ensino das ciências, principalmente da biologia, onde a maioria dos conteúdos podem ser comprovados e explorados pelos educandos, promovendo a curiosidade e uma melhor associação dos conteúdos. O objetivo deste trabalho é analisar se o uso de sequências didáticas, integradas às aulas teóricas, têm um efeito positivo em relação ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes do ensino médio de acordo com os temas de biologia. A sequência didática que foi utilizada abordava as seguintes temáticas: Anelídeos (em específico oligoquetas),onde foram apresentadas minhocas para realização de experiências ,bem como para estudo das características do filo em questão; e Compostagem, que foram utilizadas garrafas pet, serapilheira, materiais orgânicos e minhocas no destino da construção de composteiras com sentido de redução do lixo orgânico e utilização do adubo natural para horta na escola. Os participantes desta pesquisa foram os estudantes do primeiro ano A da Escola de Referencia em Ensino Fundamental e Médio Antônio Correia de Araújo, durante aplicação de sequência didática executada pelos bolsistas do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) do núcleo de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Para a coleta de dados foram utilizadas técnicas de observação dos participantes e questionário.Por fim, os dados foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD),no qual o projeto consta com a aprovação do Comitê de Ética Humana da UFRPE (nº 4.933.983). Ao decorrer das observações foi notada a participação, o interesse e o empenho dos estudantes durante as atividades práticas, curiosidade e questionamentos durante as atividades teóricas. Registramos que a integração das práticas com a teoria ajudaram os discentes a compreender e mobilizar conhecimentos sobre os temas abordados em sala de aula através das atividades, revelando ainda que o uso de sequências didáticas contribuiu para tornar as aulas mais atrativas, ajudando no interesse pelos temas associados à biologia.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia