INVESTIGAÇÃO DE DESENHOS DE CRIANÇAS PARA ASSESSAR O EFEITO DE AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PROJETO GALEGO NAS ESCOLAS

  • Autor
  • André F. C. Santos
  • Co-autores
  • Anielise Campêlo , Karolina Medeiros , Carla Soraia Soares de Castro , Bárbara Lins Caldas de Moraes , Bruna Bezerra
  • Resumo
  • O macaco-prego-galego (Sapajus flavius) é um primata Em Perigo de extinção, endêmico da região nordeste do Brasil. O grau de ameaça da espécie fez pesquisadores de várias localidades direcionarem esforços para conservação da espécie. Um desses esforços foi a criação do Projeto Galego - um projeto de pesquisa e extensão em prol da conservação da espécie. Uma das ações de extensão foi a ação Galego nas Escolas, que visou capacitar professores e sensibilizar alunos sobre a importância do meio ambiente, do macaco-prego-galego e dos objetivos do desenvolvimento sustentável em escolas públicas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da ação de sensibilização Galego nas Escolas em crianças através da análise de desenhos produzidos por estas durante a ação. Além disso, comparamos as produções entre sexo e localidades para investigar potenciais variações entre gênero e municípios no nível de conhecimento e aprendizado através da sensibilização. A ação consistiu em um momento inicial de integração onde a equipe se apresentou e solicitou que as crianças desenhassem “o que é meio ambiente” para elas (Etapa 1). Após esse momento, a equipe realizou uma palestra sobre meio ambiente, objetivos do desenvolvimento sustentável e conservação do macaco-prego-galego (Etapa 2). Em seguida, cinco atividades da “Cartilha de atividades para abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola” foram executadas com as crianças: ecofutebol, interligados, um dia na vida do galego, fragmentou, entre outros (Etapa 3). Por fim, as crianças receberam um lanche e foram solicitadas a desenhar novamente o que é meio ambiente para elas (Etapa 4). A ação de sensibilização completa durou em média 3 horas. Foram analisados 348 desenhos elaborados por 174 crianças de quatro escolas em Mataraca-PB e de quatro escolas de Igarassu-PE. Criamos uma rubrica para pontuar os desenhos com ausência e presença de elementos e de interações nos mesmos. Os elementos foram divididos em naturais e superficiais. As interações foram divididas em nível de complexidade. Houve um acréscimo significativo de elementos nos desenhos quando comparamos antes e depois da ação de sensibilização. Não obtivemos diferença quando comparamos os desenhos entre os municípios. Quando comparamos os desenhos por gêneros, não encontramos diferença no número de elementos nos desenhos da etapa 1, mas encontramos entre os desenhos da etapa 4. Não houve diferença de gênero na quantidade de interações dos desenhos em nenhuma das etapas. Foi possível perceber que a ação de sensibilização aumentou a percepção das crianças sobre meio ambiente, visto que houve aumento dos elementos e interações presentes nos desenhos. Evidencia-se assim, a eficácia de ações de sensibilização, mesmo que de curta duração, para aumento de conceitos em crianças. Além disso, nosso estudo mostrou que a análise de desenhos pode ser usada como uma ferramenta no processo de avaliação de ações de sensibilização pela Educação Ambiental. Estudos futuros devem focar em análises comparativas dos desenhos de crianças em diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade para averiguar os efeitos de ações de sensibilização.

  • Palavras-chave
  • Sensibilização, percepção ambiental, conservação, macaco-prego galego.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Zoologia Aplicada
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