INSETOS (HEXAPODA) DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA, DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA, UFRPE

  • Autor
  • José Airky de Andrade Rêgo
  • Co-autores
  • Bruno Bispo da Silva , Álisson Nascimento Xavier , Júlia Gabriela Albuquerque de Moura , Carolina Nunes Liberal
  • Resumo
  •  

    A utilização de coleções e exemplares reais no ensino de biologia reforça a eficácia do aprendizado ) e ressalta a importância dessas coleções como ferramentas pedagógicas. os insetos (Hexapoda) representam 90% da diversidade de artrópodes epossuem mais de 1.600.000 espécies descritas O objetivo do presente estudo foi verificar as ordens de insetos presentes na Coleção Didática da Zoologia, Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de identificar a representatividade da coleção e as lacunas a serem preenchidas para torná-la uma fonte completa de informações entomológicas para as atividade de ensino, pesquisa e extensão do Departamento de Biologia da UFRPE. Em julho e agosto de 2023 foi realizada triagem do material para identificar quais ordens estavam representadas na coleção. Posteriormente, esse material foi quantificado e separado de acordo com seu estado de conservação, com base na integridade corporal e número de apêndices (antenas, asas e pernas) presentes nos espécimes. Foram encontrados 450 espécimes representantes da classe Insecta (Hexapoda), incluídos em 11 ordens, sendo as mais representativas Hemiptera (47,3%; n=213) e Coleoptera (21,1%; n=95). No total, 62.8% dos exemplares do acervo estavam aptos para uso didático, sendo 58,2% classificados como ÓTIMO, 3.3% como BOM, 1.3% como INTERMEDIÁRIO e 37.1% como PÉSSIMO. A maioria dos exemplares depositados no acervo estão no estágio adulto (90%; n=405), seguido por larvas (2,7%; n=12) e ninfas (0,4%; n=2). Também foram encontradas 31 exúvias, todas de cigarras (Hemiptera). A baixa representatividade de ninfas e larvas, é uma das lacunas a serem preenchidas na próxima fase da organização. A maioria dos espécimes são hemimetábolos (67,1%; n=302) seguido de holometábolos (32,9%; n=148), não sendo encontrado nenhum exemplar ametábolo. Os tipos de aparelho bucal identificados foram mastigador (n=244), picador-sugador (n=218), sugador-maxilar (n=5) e lambedor (n=3). Apesar de uma boa quantidade e ótimo estado de conservação de exemplares de insetos para um acervo didático, a Coleção Didática de Zoologia do Departamento de Biologia da UFRPE carece de melhor representatividade das diferentes ordens, estágios de vida e tipo de metabolia, bem como de manutenções periódicas a fim de repor o líquido conservante e espécimes danificados.

  • Palavras-chave
  • Insecta; aula prática; coleção biológica; Hemiptera; Coleoptera
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino de zoologia
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