INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO COMPORTAMENTO SEXUAL DE C. montrouzieri (COLEOPTERA: COCCINELLIDAE)
A joaninha Cryptolaemus montrouzieri (Coleoptera: Coccinellidae) é um predador especialista em cochonilhas (Hemiptera: Coccidae). Em situações onde suas presas estão ausentes, muitos predadores semelhantes recorrem a alimentos menos nutritivos, como pólen, néctar ou mel, chamados de alimentação suplementar. No caso da C. montrouzieri, quando se alimenta exclusivamente de pólen, não consegue ovipositar devido à falta de desenvolvimento de seus ovários, que também têm uma função endócrina. Isso pode inibir seu comportamento reprodutivo. Dado que a cópula é dispendiosa em termos de energia, o trabalho propõe investigar se os adultos de C. montrouzieri, em ambientes onde suas presas não estão disponíveis, podem prolongar sua sobrevivência evitando o custo da reprodução e cópula.
O objetivo do projeto é testar se a alimentação alternativa influencia o comportamento sexual de machos e fêmeas de C. montrouzieri, o que pode fornecer informações sobre a persistência de populações reduzidas no campo e prever seu crescimento quando as presas voltarem a aumentar.
O estudo investigou o impacto da alimentação no comportamento de cópula da joaninha Cryptolaemus montrouzieri. Foram realizados dois tratamentos: no primeiro, machos adultos foram alimentados com mel e fêmeas com cochonilhas, enquanto no segundo, machos receberam cochonilhas e fêmeas receberam mel. Pupas da espécie foram isoladas individualmente em placas de Petri até a emergência dos adultos. Após emergirem, os adultos foram separados por sexo e alimentados de acordo com os tratamentos por 5 a 7 dias para garantir a maturação ovariana nas fêmeas. O comportamento de cópula foi observado em casais aleatórios do mesmo tratamento, colocados em tubos de acrílico. As observações ocorreram durante o período diurno com maior incidência de cópulas (entre 10h e 14h). Foram registrados os comportamentos de busca, engate, fuga e cópula. Os casais foram observados durante períodos de 24h, 48h e 72h desde sua primeira junção.
O estudo revelou que a alimentação tem um impacto significativo no comportamento sexual da joaninha Cryptolaemus montrouzieri. Em comparação com os machos alimentados com mel, aqueles alimentados com cochonilhas mostraram menor número de comportamentos de engate e cópula ao longo das observações. Os machos alimentados com mel apresentaram uma tendência de diminuição nos comportamentos de engate e cópula ao longo dos dias de observação, o que não foi observado nos machos alimentados apenas com cochonilhas. Embora o comportamento de busca por cópula tenha se mantido semelhante independentemente da alimentação dos machos, aqueles alimentados com mel tiveram menos sucesso em engatar e copular. Isso ocorreu devido a recusas e fugas das fêmeas ou a uma menor disposição por parte dos próprios machos.
A alimentação alternativa inibe o comportamento sexual de C. montrouzieri. Os machos são os mais afetados com a alimentação alternativa (mel), os impedindo de terem energia e disposição suficiente para ter sucesso de cópula.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia