ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM SOBRE A MEIOFAUNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Vanessa Maria de Lima
  • Co-autores
  • Betânia Cristina Guilherme
  • Resumo
  • O ensino de Zoologia durante várias décadas foi abordado nos livros didáticos de forma descrita, sem conexão com a realidade dos estudantes. Entretanto, vem passando por modificações devido às transformações na sociedade e reflete nas práticas pedagógicas e caminhos para mudança conceitual, procedimental e atitudinal. Entretanto, no modelo educacional atual, preza-se por explicações vagas e amplas na qual alguns taxa de invertebrados mais recentes, porém abundantes e com papéis importantes no ecossistema sequer são citadas, tornando seu conhecimento restrito a nível superior. Nesse sentido, tornar tais conhecimentos sobre os serviços ecossistêmicos, evolução dos grupos taxonômicos, à biodiversidade costeira, fatores abióticos que interferem na composição dos organismos que habitam em regiões de praia e estuários têm um significado muito efetivo na formação cidadã. Para tal construção faz-se necessário a aproximação desses conceitos de uma forma mais significativa por meio da alfabetização científica, uma vez que as interações entre e o homem- sociedade ajudam a compreensão das relações com a natureza.  Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi descrever os caminhos para elaboração de práticas pedagógicas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem sobre estudos dos organismos meiofaunísticos, considerando os procedimentos existentes para a coleta de campo e laboratório. A pesquisa foi realizada tendo como foco duas etapas: 1) Investigar a Base Nacional Comum Curricular (2018) por meio da análise das competências e habilidades descritas no eixo Ciências da Natureza e suas tecnologias, para registrar como os conhecimentos dos grupos de invertebrados recentes que compõem a meiofauna estavam sendo inseridos na educação básica, particularmente no ensino médio. 2) Realização de revisão sistêmica para investigação das diferentes estratégias de coleta de campo e laboratório sobre os estudos das comunidades meiofaunísticias em ambientes costeiros. Após o levantamento dos dados foi criado um protocolo com práticas pedagógicas, considerando os resultados em ambas análises como proposição de estratégias para inclusão de conteúdos e a realização práticas de campo e laboratório abordando os grupos meiofaunísticos. Analisando os dados levantados da revisão sistêmica montamos a partir das descrições científicas um protocolo com indicação de estratégias para a realização de aula prática em dois ecossistemas costeiros (praia e estuário) para seguir como guia para professores da educação básica tenham orientações científicas para realização de campo e laboratório utilizando-se de outras abordagens para ampliar os conhecimentos dos grupos zoológicos e não apenas àqueles da macro e megafauna. Para as atividades em laboratório, destacamos que se faz necessário um espaço com pia, microscópio e lupas para a identificação da meiofauna e reconhecimento dos diferentes grupos de invertebrados. A introdução da meiofauna nos conteúdos de invertebrados enriquece o ensino de zoologia ao ampliar o conhecimento dos alunos. A abordagem deve considerar a evolução, interações ecológicas e a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O protocolo e as estratégias pedagógicas propostas proporcionam uma abordagem mais abrangente e envolvente da zoologia, conectando os estudantes com a natureza e a ciência de maneira mais significativa.

  • Palavras-chave
  • meiofauna; técnicas de coleta; laboratório
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Ensino de zoologia
Voltar Download
  • Biogeografia
  • Ecologia Geral
  • Taxonomia (Invertebrados)
  • Taxonomia (Vertebrados)
  • Ecologia (Invertebrados)
  • Ecologia (Vertebrados)
  • Ensino de zoologia
  • Etnozoologia
  • Paleontologia (Invertebrados)
  • Paleontologia (Vertebrados)
  • Parasitologia
  • Zoologia Aplicada
  • Genética/Evolução

Comissão Organizadora

XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS

Comissão Científica

Jose Souto Rosa Filho

Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO

 

Rede Social do evento

  • @instasnz

Sociedade Nordestina de Zoologia

  • contato@snz.net.br
  • www.snz.net.br
  • facebook.com/SNZool