Dentro das Ciências Biológicas, há o registro de inúmeros casos de concepções alternativas no que diz respeito aos conhecimentos zoológicos, especificamente em relação à classificação de animais invertebrados e vertebrados. Diante disso, o objetivo deste estudo descrever a experiência frente a uma análise de concepções prévias de estudantes do EJA, seguida de uma intervenção prática e teórica numa escola cidadã integral do município de Cuité – PB. Trata-se de um relato de experiência, com caráter descritivo, elaborado a partir a vivência mediante uma ação desenvolvida em sala de aula pelo PIBID biologia, com 14 alunos do EJA de uma instituição de ensino integral e médio de Cuité-PB. Para tanto, utilizou-se um Quiz desenvolvido pela plataforma Kahoot®, e a coleção didática da UFCG/CES. Evidenciou-se na etapa inicial que os alunos tinham pouco conhecimento a respeito do conceito de invertebrados e vertebrados. Durante a intervenção, se mostraram receptivos e interativos, principalmente em d=frente a coleção zoológica. Após a discussão, os estudantes responderam novamente o Quis, porém desta vez mais assertivos, demonstrando que houve aprendizagem. Portanto, o presente estudo contribui para a valorização dos conhecimentos prévios dos alunos no que diz respeito aos invertebrados e vertebrados.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia