Atualmente, a sociedade vive inserida num contexto de diversidade de formas e meios de comunicação, no qual é essencial ser competente na leitura e compreensão das diferentes linguagens. Todavia, para que isso aconteça é necessário que o conhecimento científico seja popularizado e não fique restrito a grupos seletos e específicos. Para que a popularização cientifica ocorra o uso materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, sendo importante diversificar o processo pedagógico, nesse sentido, o professor deve buscar alternativas, como por exemplo os jogos didáticos e atividades com metodologias ativas para auxiliar nesse processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Os animais da meiofauna participam de diversos processos, como: fluxo de energia e remineralização de detritos orgânicos, são considerados recicladores de matéria orgânica, desempenham papéis importantes na cadeia alimentar e também são utilizados como bioindicadores. Portanto, o objetivo deste trabalho foi promover ações de educação ambiental por meio de jogos educativos para a sensibilização, conservação e alfabetização cientifica, acerca dos organismos da meiofauna. O trabalho foi construído através de atividades didáticas sobre a meiofauna voltadas ao ensino médio. As atividades foram realizadas de abril a outubro de 2022. Essas iniciativas foram conduzidas com estudantes que fazem parte do Núcleo Escolar de Pesquisa (NEP) coordenado pelo Laboratório de Estudos Meiofaunísticos e Socioambientais (LEMS/UFRPE). Foram realizadas algumas atividades didáticas utilizando jogos educativos, como Jogo de “Pesca” e um “Atlas”. Tais estratégias visavam aproximar os estudantes com o conteúdo da meiofauna. Também foi feita uma pesquisa quali-quantitativa através de formulários do google forms. De acordo com o resultado do questionário observamos que 66,7% dos estudantes que fazem parte do projeto ainda não haviam tido contato com a temática da meiofauna. E para os demais grupos houve uma variação na assertividade dos estudantes nas perguntas. Os resultados com os estudantes que fazem parte do NEP, mostra o papel dos jogos didáticos/atividades como facilitador, bem como, uma forma de simplificar a forma como o conteúdo é apresentado, tornando mais atrativo aos discentes. Os estudantes também fizeram uma autoavaliação e relataram ao final das atividades que os jogos facilitavam o aprendizado do conteúdo, bem como as atividades feitas em equipe se tornavam divertidas. Portanto, pode-se afirmar que o uso de metodologias ativas para promover ações de educação ambiental é uma ótima ferramenta para educar e sensibilizar os estudantes a respeito da conservação e preservação da biodiversidade. Destaca-se que essas estratégias de aprendizagem são de suma importância, pois aproxima os estudantes ao conhecimentos sobre diferentes contextos do ensino de Ciências e Biologia, incorporando a cultura científica.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia