A meiofauna é composta por microinvertebrados que desempenham papéis ecológicos fundamentais para o sistema bentônico, além de serem um importante indicador biológico para a avaliação da qualidade ambiental. Porém, esses organismos muitas vezes permanecem desconhecidos do público em geral. Sua falta de visibilidade pode decorrer devido ao seu tamanho diminuto, foco tradicional em organismos maiores, barreiras tecnológicas, e desafios de comunicação, limitando seu reconhecimento e compreensão pública. A divulgação científica vem justamente como uma forma de desmistificar e popularizar a Ciência, buscando tornar o conhecimento acessível mesmo para aqueles que não têm familiaridade com o tema. O uso da Internet e suas ferramentas eletrônicas se tornam canais facilitadores nesse processo. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo descrever a utilização de uma plataforma digital (Instagram) como meio de divulgação científica sobre a meiofauna, popularizando o conhecimento e valorização dos organismos microscópicos. O material de divulgação é de caráter informativo-educativo e é elaborado buscando uma linguagem de fácil compreensão. As postagens seguem alguns tópicos pré-estabelecidos, incluindo quadros temáticos, notícias, artigos científicos e atividades de pesquisa e extensão universitária. As métricas observadas foram o alcance (quantidade de perfis que visualizaram as postagens) e o engajamento (interatividade dos seguidores por meio de curtidas, comentários, quando salvam e compartilham as publicações). Também foram coletados os dados de localidade e faixa etária fornecidos pelo próprio aplicativo para análise do perfil do público. Até o presente momento, foram realizadas 120 publicações no perfil envolvendo a meiofauna, que conta com um total de 2.079 seguidores. Observa-se que as temáticas que mais chamaram atenção do público foram aquelas que apresentavam na prática o que é a meiofauna e como se trabalha com esses seres em campo e laboratório. Ou então, quando era exposto alguma notícia/descoberta sobre esses animais, especialmente se fosse alguma informação regional, demonstrando a importância de construir conteúdos mais dinâmicos e que façam o seguidor se identificar com o que está sendo exposto. O alcance médio das postagens é de 1.122 contas, das quais, 180 demonstram um engajamento ativo e regular com o conteúdo. 95% do público é brasileiro, havendo alguns seguidores da Bélgica, Portugal, Reino Unido e EUA. No Brasil, a maioria dos acessosé do Recife – PE, e fora do estado, Belém-PA e Rio de Janeiro também se destacam. Esse público é predominante da faixa etária de 25 a 34 anos (46,8%), sendo composto por 59% de mulheres. Apesar dos números promissores, é válido reconhecer que ainda há restrições quanto à amplitude do público e ao nível de engajamento. Essas limitações podem ser vistas como oportunidades para o refinamento e crescimento por meio de novas estratégias e um monitoramento contínuo das métricas, avaliando o progresso da página e ajustes necessários que ampliem ainda mais o alcance e fortaleçam a popularização do conhecimento sobre a meiofauna. Considera-se o Instagram como um veículo eficaz para a realização de atividades de divulgação científica devido aos seus variados recursos, fornecendo diversificadas possibilidades para a propagação do conhecimento de forma criativa e didática.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia