A região Nordeste do Brasil possui uma grande variedade de ambientes naturais, entre eles, a Caatinga, bioma exclusivo da região. O conhecimento a respeito da diversidade zoológica local ainda não foi completamente desvendado, mesmo em regiões que despertam interesse por fenômenos como endemismo.Caatinga como um todo, um bioma historicamente pouco estudado, mas que possui potencial para abrigar grande biodiversidade
Neste trabalho, queremos traçar um panorama sobre as pesquisas a respeito da biodiversidade animal na região Nordeste do Brasil utilizando uma abordagem bibliométrica utilizando a plataforma Web of Science.
A coleta de dados foi feita utilizando a coleção principal da plataforma Web of Science em Agosto de 2023. Foram utilizados termos referentes a biodiversidade local e áreas de conhecimentos além de termos geográficos vinculadas como forma de filtrar as buscas.Os filtros selecionados foram: Zoology, Parasitology, Entomology, Fisheries, Ornithology. Após a busca, os arquivos foram baixados em formato BibTeX.
Utilizamos o pacote bibliometrix do software R para ler e processar os dados baixados. A partir disso, extraímos informações sobre o número de publicações por ano, tipos de publicações, número de publicações por país (considerando o vínculo dos autor para correspondência como principal, e co-autorias com autores de outros países como colaborações), número de publicação por revista científica e palavras chave utilizadas pelos autores. Para medir o padrão de crescimento do número de artigos publicados por ano, realizamos uma análise de regressão linear simples.
Após a filtragem e análise, foram encontrados 13863 documentos indexados na plataforma WoS. Destes, 91% são artigos publicados em revistas acadêmicas, 3% são revisões publicadas em revistas acadêmicas, 2,5% são artigos ou resumos publicados em eventos indexados, e os demais pertencem a outros tipos de publicações (editoriais, cartas, etc).
As primeiras publicações na plataforma WoS, datam da década de 50, os anos 70 apresentaram uma continuidade de publicações, mas os números disparam a partir dos anos 2000, para a obtenção de tais resultados foi utilizado o método de análise regressão linear simples.
Como esperado, 79% das publicações possuem autores vinculados ao Brasil, seja por meio de instituições ou por nacionalidade. Porém dentro dos 21% não vinculados ao Brasil, Grande maioria possui vínculo com os Estados Unidos da América (570 publicações) e Argentina (565 publicações), os demais países apresentaram uma grande quantidade de publicações em colaboração, possivelmente com autores ligados à instituições brasileiras.
As revistas Zootaxa, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz e Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical lideram os números de publicações e as palavras chaves mais frequentes foram Taxonomia e Brasil
Neste trabalho, mostramos um panorama geral das publicações sobre Zoologia no Nordeste do Brasil em revistas indexadas na plataforma Web of Science. A quantidade de publicações demonstra uma forte tendência para crescimento a partir do ano 2000 provavelmente devido ao aumento e popularização de recursos on-line. Há um forte destaque para revistas associadas a publicações sobre Parasitologia, e a Taxonomia parece ser um tema frequente, indicado pela revista Zootaxa com a maior quantidade de trabalhos e pelo uso do termo como palavra-chave.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia