ATROPELAMENTOS INTENCIONAIS DE SERPENTES EM RODOVIAS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

  • Autor
  • Pauline Emanuele Mendes Bispo
  • Co-autores
  • Artur Mineu , Lucas Henrique Sales da Silva , Wallace Rodrigues Telino-Júnior , Rachel Maria de Lyra-Neves
  • Resumo
  • Diariamente diversos animais silvestres são alvos de atropelamentos em rodovias. Muitos motoristas ao avistarem algum espécime que julgam trazer algum tipo de ameaça, a exemplo das serpentes, direcionam propositalmente o veículo no sentido do animal, assim causando o atropelamento intencional.  Várias espécies são atraídas para as estradas para a obtenção de alimentos, e em caso de serpentes, também a termorregulação, estes fatores impactam diretamente na mortalidade destes animais. Como mencionado anteriormente, algumas espécies de serpentes têm a taxa de atropelamentos maior, já que existe condutores mal-intencionados, que por medo ou aversão a estes animais, acabam os atropelando de maneira proposital. Assim, este estudo teve como objetivo verificar a intenção de atropelamentos de serpentes por condutores de veículos. O projeto foi realizado em rodovias do Agreste de Pernambuco, nos trechos que compreendem Garanhuns-PE/São Caetano-PE e Garanhuns-PE/Bom Conselho-AL, sendo utilizados quatro protótipos de serpentes, sendo: da Cobra-verde (Liophis typhlus) e da Caninana (Spilotespullatusem material de borracha, e os protótipos da jibóia-arco-íris (Epicrates spp.) e da Coral-verdadeira (Micrurus spp.), além do controle (lata), em material de tecido. O projeto foi executado em quatro dias, uma semana por mês, durante cinco meses consecutivos. As amostragens ocorreram diuturnamente, em um ponto fixo em cada BR. Os protótipos das serpentes eram dispostos no acostamento da rodovia, durante 30 minutos cada, e por último era colocado o controle. Durante o tempo de análise foi quantificado e qualificado os veículos que trafegavam na rodovia com contadores manuais e a quantidade de atropelamentos intencionais de cada protótipo. Os resultados demonstraram um maior fluxo de veículos na rodovia BR-423 do que nBR-424, como também maior número de atropelamentos intencionais das serpentes, na BR-423O protótipo da serpente Caninana teve maior número de atropelamentos em ambas as rodovias, seguida do protótipo da Coral-verdadeira. Porém, é perceptível que todoos protótipos das serpentes tiveram índices consideráveis e preocupantes de atropelamentos. Por fim, o controle, teve menor número de colisões intencionais pelos veículos. Assim, percebe-se que as serpentes são grandes vítimas de atropelamentos intencionais e a falta de conhecimento da sociedade ajuda a aumentar ainda mais esses índices.

  • Palavras-chave
  • Atropelamentos intencionais, Ecologia de estradas, Serpentes
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