Embora no Brasil haja políticas e programas governamentais sobre educação e educação ambiental, ainda existe a carência de diretrizes e materiais específicos da interface desses dois temas para a primeira infância. Para sanar essa carência, o atual trabalho tem como objetivo a produção e aplicação de um material para o ensino da zoologia para a primeira infância, adaptado à realidade da única comunidade civil oceânica do Brasil. A metodologia deste trabalho foi composta por duas etapas. A produção e aplicação de um material. Para encontrar a metodologia mais adequada para aplicar o ensino da zoologia na primeira infância, foi realizada uma revisão bibliográfica simples através da plataforma online Google Acadêmico. Depois de definir a ferramenta adequada, foi escolhido o tema do conteúdo para compor o material com base na Década do Oceano, sendo construído a partir de informações sobre a fauna local, levando em consideração a falta de material infantil sobre esse tema. Com base na experiência já adquirida pelo PGR, a prática adotada para aplicação do material de apoio para ensino de zoologia na primeira infância foi oficinas de EA. Constatou-se a escassa literatura infantil sobre a fauna de FN e verificou-se também, que arte e literatura seriam as metodologias ideais para auxiliar os educomunicadores do PGR e profissionais da educação infantil no ensino da zoologia sobre a fauna local. Portanto, a ferramenta escolhida para a produção do material de apoio para ensino de zoologia na primeira infância foi um caderno para colorir. Como a Década do Oceano teve início em 2021, o tema escolhido para o caderno para colorir foi “Oceane-se com os Bichos de Noronha” com o intuito de promover a cultura oceânica. Para trazer à realidade local, foi definido que as espécies utilizadas no material seriam selecionadas entre os animais mais avistados, representativos e ameaçados de extinção da fauna local. O caderno para colorir “Oceane-se com os Bichos de Noronha” foi aplicado a partir de abril de 2023 durante as atividades do Programa de EA do PGR no CIEI Bem-me-quer, tendo como participantes todos os alunos de quatro e cinco anos de idade, sendo que cada aluno recebeu um exemplar do caderno. Como todos os textos do caderno são interativos, ao final da leitura um questionamento era lançado às crianças para que elas refletissem e respondessem de acordo com o assunto abordado e perguntado, gerando maior interesse e aproximação do aluno com o conteúdo. Para finalizar, as crianças coloriram a ilustração da espécie estudada naquele dia, concluindo o processo de aprendizagem teórico com o desenvolvimento da capacidade motora fina e da criatividade. Ao longo de 13 oficinas de EA, 174 alunos foram atingidos, sendo 69 participantes de quatro anos de idade e 105 de cinco anos. Conclui-se que uma das melhores ferramentas para o ensino da zoologia na primeira infância é a combinação da leitura lúdica e interativa com a prática de colorir ilustrações, com o tema do material condizente com a realidade local, promovendo maior pertencimento e interação entre o educando e o conteúdo.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia