Fazem parte do exercício profissional docente o planejamento de suas atividades, assim como refletir sobre a aplicação destas, a fim de superar desafios e desenvolver novas formas de ensinar, sempre baseadas na teoria didática. O objetivo deste trabalho foi analisar as reflexões de alunos participantes do Programa de Residência Pedagógica de Biologia sobre aa Sequência Didática "Pesca de Camarão", fundamentada na abordagem CTS-Arte, a fim de conhecer suas possibilidades e limitações na realidade escolar. Trata-se de uma abordagem de caráter qualitativo que analisou tais reflexões, através de cartas pedagógicas, embasado na análise textual discursiva (ATD) como técnica de análise de dados. Os resultados obtidos apontaram contribuições da SD quanto à prática docente, à educação científica e ao exercício da educação ambiental, além de serem evidenciadas dificuldades no enfrentamento da infraestrutura e falta de recursos das escolas públicas além de desafios quanto ao letramento científico. Nesse sentido, se faz importante a troca de saberes e experiências entre os professores em formação a fim de estimular a tomada de decisões quanto à realidade escolar brasileira, além de potencializar o ensino de Zoologia por meio da abordagem CTS-Arte.
Comissão Organizadora
XXI Encontro Zoologia do Nordeste
Jesser F. Souza-Filho
Carlos Eduardo Aragão Neves Xavier
Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos
Juliano Gomes
Carine Mendes
Geórgia Brennichi Cabral
Aurinete Oliveira Negromonte
Girlene Fábia Segundo Viana
ALINE DOS SANTOS RIOS
Comissão Científica
Jose Souto Rosa Filho
Mauro de Melo Júnior
Julianna de Lemos Santana
Bruna Teixeira
Marina de Sá Leitão C. Araújo
DAVY BARBOSA BERGAMO
Rede Social do evento
Sociedade Nordestina de Zoologia