Introdução: Os primeiros socorros são as condutas iniciais realizadas por qualquer pessoa, com a finalidade de manter as funções vitais, evitar o agravamento do estado da vítima e o risco de morte até a chegada de assistência especializada. Essas situações de urgência e emergência ocorrem com maior prevalência na infância, devido as características que as tornam mais suscetíveis, sobretudo da imaturidade mental, física e comportamental. Nota-se que, esses acidentes infantis ocorrem principalmente no ambiente doméstico, porém o âmbito escolar não está isento aos acidentes. Desse modo, o ambiente escolar, como instrumento de informações, é um importante espaço para instituir atividades educativas com o objetivo de sensibilizar os educadores e assim, promover a saúde desse segmento. Objetivo: Conscientizar os educadores quanto a importância do conhecimento acerca dos primeiros socorros para o espaço escolar. Métodos: Foi realizado uma revisão de literatura, com inclusão de estudos científicos nacionais disponível na modalidade de texto completo, no idioma português, publicados durante o período de janeiro 2014 a 2018. Os critérios de exclusão englobaram as teses, dissertações, monografias e artigos não disponíveis na íntegra. Resultados: O estudo aponta que as intervenções educativas sobre primeiros socorros no espaço escolar retratam uma estratégia eficiente para enfrentamento do déficit de conhecimento dos educadores acerca dessa temática. Conclusão: Diante este trabalho foi perceptível a necessidade da conscientização mediante a educação em saúde no meio escolar, com o intuito de evitar complicações decorrentes de procedimentos inadequados, obter um melhor prognóstico para as vítimas e consequentemente, promover uma melhor qualidade de vida.
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flavio marconiedson nunes
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