ESTIMULAÇÃO PRECOCE NO TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA: BENEFICIOS SENSORIAIS E COGNITIVOS

  • Autor
  • Larissa Danielle Reis Rocha
  • Co-autores
  • Bruna Alves dos Santos
  • Resumo
  •  

    Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento que tange três domínios: a comunicação, o comportamento e a interação social. Objetivo: Avaliar a contribuição da estimulação precoce no espectro autista. Método: Trata-se de uma análise bibliográfica de artigos científicos analisados, contidos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da base de dados LILACS e SciELO, dos anos de 2006 e 2011. Para a pesquisa foram utilizados os descritores: autismo, estimulação, desenvolvimento. Resultados: Os indivíduos dentro do espectro autista podem apresentar interesses estereotipados, dificuldade de socialização e reconhecimento de si mesmo, bem como dificuldades no diálogo. ¹ A estimulação e diagnóstico precoce contribuem para um melhor prognóstico e qualidade de vida das crianças com TEA.² A intervenção, pautada numa abordagem múltipla, varia consoante a faixa etária da criança, na qual dá-se importância à estimulação de um aspecto com maior atenção: para crianças pequenas o alvo seria a fala e interação social, já para adolescentes e adultos o foco é a interação social. Todavia, também é realizada a estimulação sensorial para minimização de comportamentos repetitivos e estereotipados que interferem no aprendizado. ¹ Conclusão: A estimulação e diagnóstico precoce do TEA contribuem com a melhora no desenvolvimento das crianças, devendo ser uma abordagem múltipla visando o desenvolvimento social, pessoal e comunicativo da criança.

  • Palavras-chave
  • autismo, estimulação, desenvolvimento.
  • Área Temática
  • Tema Livre
Voltar
  • Tema Livre

Comissão Organizadora

flavio marconiedson nunes

Comissão Científica