Introdução: O autismo é um transtorno invasivo de desenvolvimento caracterizado por trazer comprometimento do desenvolvimento, dificuldades nas áreas de interação social e comunicação e comportamento restrito e repetitivo na criança. Por não apresentar um marcador biológico, o diagnóstico e a delimitação de seus limites são de difícil decisão clínica. O que é dificultado pelo escasso número de publicações científicas sobre identificação e cuidado com portadores TEA. Objetivo: O presente estudo tem enquanto objetivo avaliar as consequências sociais do autismo abordando os impactos familiares e escolares, bem como sua epidemiologia, diagnóstico e tratamentos disponíveis. Metodologia: Baseia-se em uma revisão de literatura realizada no portal Scientific Electronic Library Online (SciELO), entre fevereiro a maio de 2017. Resultados: foram encontrados 39 artigos e destes, 26 foram selecionados mostrando que a identificação precoce está diretamente relacionada com um melhor prognóstico dessa síndrome. Contudo, o diagnóstico nos anos pré-escolares ainda é raro devido ao pouco conhecimento da família e dos profissionais educadores sobre como distinguir entre as principais manifestações do autismo e o desenvolvimento normal de uma criança. Conclusão: Deve-se assim propalar o conhecimento acerca do assunto, atentando-se para, além do diagnóstico na idade pré-escolar, o seu tratamento, afim de que haja o acompanhamento adequado do paciente, possibilitando uma melhoria na sua qualidade de vida e na de sua família.
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flavio marconiedson nunes
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